Avaí fica à frente no placar por duas vezes, mas cede empate ao Flamengo e está fora da Copa do Brasil Sub-20

Salve!

Derrubando gigante por gigante, fase a fase, os juniores do Avaí chegaram top 4 da Copa do Brasil Sub-20. Depois de deixar Grêmio, Fluminense e Palmeiras para trás – todos com autoridade -, a equipe azurra encarou um adversário não menos tradicional nas semis: o Flamengo. O Cancheiro, com o Avaí desde o começo dessa jornada, obviamente foi à Ressacada acompanhar o duelo que daria vaga à decisão.

Avaí Futebol Clube
O Avaí, do técnico Fabrício Bento, adentrou a Ressacada com: Léo Lopes; Guga, Gustavo, Fabian (Alisson) e Maurício; Menezes, Wesley (João Vitor) e Lineker (Ton Ton); Lourenço (Santarém), Getúlio e Vitor (Vinícius). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Clube de Regatas do Flamengo
Gilmar Popoca escalou o Fla para a semifinal com: Gabriel Batista; Kléber, Bernardo, Rafael e Moreas (Wesley); Theo, Jean Lucas (Gabriel Magalhães), Lucas Silva (Fabrício) e João Pedro (Patrick); Gabriel Silva (Luiz Henrique) e Loran (Lincoln). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avai x Flamengo4
Trio catarinense: William Machado Steffen, Eli Alves e Clair Dapper. Edson da Silva foi o quarto árbitro. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Os guris do Leão da Ilha, como citado no parágrafo introdutório, não quiseram saber do peso das camisas adversárias e, sempre com belas atuações, deixaram três gigantes pelo caminho. Na primeira fase, após vitória por 2 a 1 na Ressacada e fazer 3 no Rio Grande do Sul, a vítima foi o Tricolor Gaúcho. Nas oitavas, a história se repetiu, exatamente com o mesmo roteiro, contra outro tricolor, o das Laranjeiras. A primeira derrota só veio nas quartas, para o Verdão, em São Paulo, mas isso depois de meter 4 em casa.

O Rubro-Negro acabou enfrentando equipes mais modestas e também vem com uma excelente campanha, invicta até o momento. Com a presença do já estrela e alçado aos profissionais Vinícius Júnior, o Mengão eliminou o CRB em Maceió e o Figueirense, vencendo tanto no Scarpelli, como na Gávea. Nas quartas, assim como o Avaí, o Fla também perdeu o 100%, deixando o Bahia para trás com uma vitória e um empate.

Jogando em Duque de Caxias, os Garotos do Ninho conseguiram uma boa vantagem no confronto de ida nas semis. Apesar de estar com o 1 a 0 no placar e sofrendo pressão o jogo inteiro, o Flamengo conseguiu ampliar já nos acréscimos, obrigando o Avaí a fazer no mínimo dois gols na volta. Para a partida na Ressacada, porém, a equipe carioca perdeu três dos seus destaques: Vinícius Souza e Michael, convocados para a Seleção sub-20, e Dener, o capitão – e natural de Canelinha, na Grande Floripa -, que sofreu uma grave lesão e deve ficar de fora do restante da temporada.

Avai x Flamengo31
Cerca de dois mil avaianos aproveitaram os portões abertos e acompanharam a partida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Bernardo foi o responsável por substituir o líder da equipe e jogar ao lado de Rafael na zaga. E a dupla começou tendo trabalho na Ressacada. Ensaiando uma pressão para alcançar parte do objetivo ainda no começo do jogo, o Avaí se jogou ao ataque e abriu o placar logo aos 11 minutos. Guga bateu uma falta pela direita no cantinho, Gabriel Batista salvou, mas a bola caprichosamente bateu no poste e se ofereceu para o matador Vitor marcar e chegar à vice-artilharia da competição.

Avai x Flamengo11
Vitor desempenhou seu papel de matador e mandou a pelota para o fundo do barbante. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avai x Flamengo12
Autor de 90% do gol, Guga comemorou com a torcida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Buscando aproveitar o melhor momento, a esquadra azurra quase engatou o segundo tento três minutos depois, quando a defesa do Fla furou e Getúlio quase aproveitou. Aos 18, os visitantes chegaram pela primeira vez com João Pedro, que matou no peito um lançamento de Kléber e bateu rasteiro, mas Léo Lopes salvou. Depois da blitz inicial do Avaí e com as ações equilibradas, o Mengão chegou ao empate em bela jogada, aos 30: Gabriel Silva pedalou para cima da marcação, cruzou rasteiro, João Pedro escorou e Loran chegou batendo colocado, da entrada da área, no cantinho.

Avai x Flamengo73
O gol colocou o Flamengo com as duas mãos na vaga. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O gol foi importantíssimo para as pretensões flamenguistas e jogou um balde de água fria – tão gelada quanto o vento sul que batia na Ilha – nos avaianos. Para classificar, o Leão agora era obrigado a golear, ou seja, fazer mais três gols no mínimo. Quem chegou mais perto do segundo antes do intervalo, porém, foi o Flamengo, com Lucas Silva, mas a bola bateu no lado externo da rede.

Avai x Flamengo21
Moraes, literalmente, pisou na bola. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Assim como fizera no primeiro tempo, o Avaí começou a etapa final pressionando. O primeiro chute foi de Guga, aos 3, em outra falta batida direto para o gol, mas que passou por cima. Três minutos depois, foi a vez de Alisson arriscar do meio da rua, mas a pelota passou à esquerda de Gabriel Batista. O filme era tão parecido com o do começo de jogo que o gol avaiano novamente saiu aos 11: Guga, o homem da bola parada, cobrou escanteio no primeiro pau e o zagueirão Gustavo se antecipou para marcar.

Avai x Flamengo26
Getúlio foi buscar a bola nas redes. Ainda faltavam dois gols para a classificação e cada segundo era precioso. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A diferença nos 45 minutos finais é que o Avaí não diminuiu o ritmo após o gol. Enquanto o Flamengo se defendia e jogava com o regulamente embaixo do braço, o Leão ia trocando passes e rondando a área. Faltava alguém para ser mais incisivo e infiltrar na defesa flamenguista. Foi aí que entrou Ton Ton, outrora promessa da base do Santos. O atacante fez um verdadeiro rebuliço na defesa flamenguista, indo pra cima da marcação e, sempre que clareava, batendo de canhota. Na primeira finalização, ele obrigou Gabriel Batista a fazer uma excelente defesa. As seguintes, entretanto, acabaram não encontrando o rumo da meta.

Avai x Flamengo28
William Machado Steffen não quis saber de papo com o capitão Gabriel Batista e amarelou o arqueiro. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avai x Flamengo30
Vitor vai para cima de Jean Lucas e cai. William Machado Steffen, bem posicionado, nada marcou. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Cada vez mais distante do seu objetivo, o Avaí viu o caixão ser fechado aos 40, quando Fabrício recebeu no bico da área pela direita, tabelou com Lincoln e ainda teve a frieza de, cara a cara com Léo Lopes, limpar o goleiro e empurrar para as redes. Lincoln, parceiro de Vinícius Júnior na Seleção sub-17, também quase deixou o dele no lance seguinte, mas a bola passou raspando.

Avai x Flamengo32
Vitor foi tentar apostar corrida, mas acabou sentindo a coxa e teve que ser substituído. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avai x Flamengo33
Gabriel Batista, um dos destaques do Mengão nessa campanha, vibrando com o segundo gol. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Rendido, o Avaí esperou o apito final de William Machado Steffen para dar fim a uma honrosa trajetória e ser aplaudido de pé por seus adeptos. A equipe volta o foco, agora, para a Copa Santa Catarina Sub-20, onde se encontra brigando por uma vaga nas semis.

Avai x Flamengo38
Guga pedindo desculpas à torcida, que aplaudiu a equipe ao final da partida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avai x Flamengo39
Algumas dezenas de flamenguistas também acompanharam a partida e foram saudados por seus jogadores após a inédita classificação, (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mais fotos do jogo:

Invicto, o Mengão espera Atlético Mineiro ou Vasco da Gama nas finais. No outro lado da chave, a semis sequer começaram. O jogo que classificou o Galo, contra a Chapecoense, aconteceu em paralelo ao Avaí x Flamango – isso porque, lá na primeira fase, o Corinthians conseguiu eliminar o Náutico no tapetão, mas caiu para a Chape nas oitavas. Quem passar, não vai ter vida fácil, já que boatos dão conta que Vinícius Júnior retornará ao elenco sub-20 para a decisão.

Aqui por território barriga-verde, O Cancheiro segue dando as devidas atenções à gurizada da base com a já citada Copa SC, que está em suas rodadas decisivas. Antes disso, o final de semana promete uma rodada dupla dos profissionais, no Vale do Itajaí.

Até!

2 comentários sobre “Avaí fica à frente no placar por duas vezes, mas cede empate ao Flamengo e está fora da Copa do Brasil Sub-20

  1. […] Os juniores do Avaí, nesses últimos meses, passam por uma grande fase – quem acompanha o blog sabe bem disso. Além da classificação na competição estadual, usando um time misto e alguns jogadores acima da idade, o Leão da Ilha vem de uma campanha memorável na Copa do Brasil da categoria, sendo eliminado apenas para o Flamengo nas semis. […]

    Curtir

  2. […] Acostumados a jogarem em seus centros de treinamento, os guris de Avaí e Figueirense dessa vez jogaram para um público que tomou boa parte das arquibancadas cobertas do Scarpelli. No estádio, é a terceira vez no ano que O Cancheiro confere o sub-20 do Figueira. As outras duas foram pela Copa do Brasil, em confrontos contra o Sport e o Flamengo, de Vinícius Jr. Mesma competição que os avaianos chegaram a uma inédita semifinal, sendo também eliminados pelos Garotos do Ninho do Urubu. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s