Avaí goleia Figueirense em pleno Orlando Scarpelli e segue 100% no Estadual Júnior

Salve!

Com o intuito de se aproximar do torcedor alvinegro, o Figueirense decidiu inovar nessa sexta-feira pós feriado da Independência do Brasil. A renovada diretoria convocou a torcida para um dia especial no Estádio Orlando Scarpelli, com direito a telão para assistir o duelo contra o Boa, pela Série B. Para abrir o evento, durante a tarde, os juniores de Figueirense e Avaí entraram em campo para um clássico válido pela terceira rodada do Campeonato Catarinense da categoria.

Figueirense x Avai04
O Furacão do Estreito, treinado por Alysson Rodrigo da Silveira, foi a campo com: Vitor; Dasailly (Guilherme Olavo), Marcos Vinícius (Alessandro), Jhonatan e Sidney (Felipe Camargo); Guilherme Eller (Lucas Kuhn), Jean, Matheusinho (Gabriel), Ceará (Romildo) e Luiz Fernando; Matheus Lucas. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense x Avai05
O Leão da Ilha, do treinador Fabrício Bento, adentrou o gramado do Scarpelli com: Léo Lopes; Guga, Ítalo, Diego e Rael; Menezes, Wesley (Marcinho), Magno (Lobato) e Ramon; Getúlio (Filipe Renan) e Jô. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense x Avai08
Adriano Roberto de Souza teve a missão de mediar o clássico. Éder Miguel Sacco e Alexandre Bittencourt o auxiliaram e Gunar Nunes de Abreu Welsch foi o quarto árbitro. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Acostumados aos seus centros de treinamento, os guris de Avaí e Figueirense dessa vez jogaram para um público que tomou boa parte das arquibancadas cobertas do Scarpelli. No estádio, é a terceira vez no ano que O Cancheiro confere o sub-20 do Figueira. As outras duas foram pela Copa do Brasil, em confrontos contra o Sport e o Flamengo, de Vinícius Jr. Mesma competição que os avaianos chegaram a uma inédita semifinal, sendo também eliminados pelos Garotos do Ninho do Urubu.

Figueirense x Avai06
Para uma corriqueira partida de sub-20, o público até que foi muito bom. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

No certame estadual, os alvinegros ainda não conheceram o sabor da vitória nas duas primeiras rodadas – e nem o da derrota. Foram dois empates, contra Metropolitano, no CT do Cambirela, e Joinville, no Norte do Estado. O Avaí, pelo contrário, venceu suas duas partidas, contra Inter de Lages e Atlético Tubarão, e se encontra na liderança isolada do Estadual.

Figueirense x Avai26
Apenas uma confusão foi registrada, quando a torcida alvinegra expulsou familiares de um atleta avaiano da arquibancada principal. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Em busca do terceiro triunfo, o Leão da Ilha não se importou com o território inimigo e foi para cima. Frente a uma marcação alta e eficiente, os alvinegros simplesmente não conseguiam jogar – soma-se a esses fatores, um certo nervosismo por estarem diante de sua torcida. Foram necessários apenas sete minutos para os avaianos abrirem o placar: Wesley foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Getúlio; Vitor fez um milagre no primeiro momento, mas não conseguiu pegar o rebote.

Figueirense x Avai09
A ótima jogada de Wesley, pela direita, resultou no primeiro golo avaiano. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense x Avai25
Vitor até espalmou, mas não contava com o oportunismo de Getúlio. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense x Avai01
Getúlio guardou a bola no fundo do barbante e foi lá busca-la, para a comemoração à la Bebeto. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Após esse baque inicial, o Figueirense buscou sair mais para o ataque, mas seguiu esbarrando na marcação sob pressão e na tarde inspiradíssima dos visitantes, que não perdiam uma só bola na meia-cancha. Assim, ainda antes dos 20, o Avaí teve outras boas chances de ampliar: primeiro, em falta cobrada por Rael e espalmada por Vitor; depois, em contra-ataque puxado por Getúlio, a bola chegou em Jô, que não confiou na sua direita e puxou para a canhota, mas bateu sobre a marcação, descolando um escanteio; na cobrança, o próprio centroavante subiu sozinho e mandou por cima do gol, rendendo fortes críticas do arqueiro Vitor para o seu time.

Figueirense x Avai38
Mesmo atrás no placar, o Figueira seguiu assistindo o Avaí jogar e chegar diversas vezes com perigo, principalmente através da bola parada. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense x Avai27
Wesley bateu na saída de Vitor, mas Éder Miguel Sacco já havia levantado seu instrumento. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense x Avai13
Logo depois, Vitor fez pênalti em Jô, mas novamente o bandeirinha roubou o foco. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Aos poucos, o Alvinegro foi acordando, como pedia incessantemente seu goleiro, mas só aos 35 conseguiu empolgar sua torcida. Matheusinho avançou com velocidade pela direita, abriu para Desailly, que devolveu para o próprio meia-atacante emendar um balaço de primeira, no alto, mas Léo Lopes, ligado, espalmou de mão trocada – foi apenas a primeira interceptação do arqueiro avaiano, e com estilo. Pouco depois, ainda no embalo de seus adeptos, o Figueira chegou à linha de fundo com Matheus Lucas, mas Léo Lopes apareceu novamente para salvar, dessa vez se jogando com coragem nos pés do atacante.

Figueirense x Avai12
As críticas de Vitor renderam e, por cerca de dez minutos, só deu Figueirense. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense x Avai11
Adriano Roberto de Souza, conhecido como Sarrafo em seus tempos de goleiro no amador de Floripa, em cima do lance. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense x Avai21
Desailly foi tentar recuar na pequena área e quase deu um presente de grego para o seu goleirão. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O Avaí não deixou se levar pela blitz alvinegra e logo retomou o controle do jogo. Aos 51, após um bom tempo parado para atendimento a Léo Lopes, Jô recebeu livre, dentro da área, puxou para a canhota e fuzilou em direção ao gol, mas a bola explodiu antes nos braços de Desailly. Pênalti claro, assinalado por Adriano Roberto de Souza e convertido em gol pelo lateral Guga: 2 a 0 para o time da Ilha.

Figueirense x Avai36
Desailly, em uma tarde para esquecer, bloqueou a finalização de Jô com as mãos e recebeu o amarelo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense x Avai18
Guga bateu com a parte interna do pé para ampliar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense x Avai33
E, aparentemente, saiu procurando o Figueirense na tabela de classificação – ou na Série A, vai da interpretação de cada um. Foi o que pensou o árbitro, que o amarelou por causa da comemoração. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense x Avai14
Na verdade, segundo o próprio lateral, ele estava procurando sua namorada e a família, que estavam na arquibancada local, mas foram convidados a se retirar para a visitante durante aquela confusão relatada lá no começo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

 

Após o intervalo, a esquadra azurra voltou com a mesma postura. Dessa vez, o gol saiu ainda mais rápido do que na primeira etapa: aos 4, Getúlio brigou pela direita e rolou para , que bateu colocado de esquerda e acertou a parede lateral das redes, sem chances para Vitor.

Figueirense x Avai28
A comissão técnica vibrando com o passeio avaiano em pleno Scarpelli. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Já satisfeito, o Avaí passou a apenas administrar o placar. Foi quando, naturalmente, o Figueirense passou a ter mais espaço para trabalhar a pelota e chegar ao ataque. Matheus Lucas, ao melhor estilo trombador, repetiu a boa atuação do jogo anterior contra o JEC e teve ao menos quatro ótimas chances de descontar, todas rebatidas pela defesa ou pelo arqueiro Léo Lopes – duas delas, inclusive, à queima-roupa.

Figueirense x Avai22
Matheus Lucas não alcançou essa bola por questão de milímetros. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense x Avai31
Felipe Camargo tentou escorar para o gol, mas errou o alvo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mesmo peleando até os últimos minutos, nem o centroavante, nem o bom atacante Luiz Fernando, recém integrado aos profissionais e com passagens pelas seleções de base, conseguiram fazer as redes balançarem em favor dos alvinegros. Nem mesmo as seis mudanças promovidas pelo técnico Alysson Rodrigo da Silveira – entre elas, a entrada de Romildo, sobrinho de Rivaldo – surtiram o efeito desejado.

Figueirense x Avai03
No final, já sem o sol e com a iluminação artificial do Scarpelli, o atacante Luiz Fernando seguiu procurando o jogo, mas, assim como o restante do time, não estava numa tarde inspirada. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Com a derrota e a primeira fase se aproximando de sua metade, os guris do Figueirense começam a sentir a água batendo na bunda. Em três jogos, foram apenas dois pontos, dois atrás do Criciúma, que fecha a zona de classificação à semifinal. Do outro lado, o Avaí vai surfando na crista da onda, com nove pontos, 100% e praticamente com a vaga assegurada.

Figueirense x Avai40
Após o jogo da base, os alvinegros seguiram para o setor B do Scarpelli, onde assistiram o empate do Figueirense com o Boa. O evento contou até com food trucks e roda de samba. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mais fotos do clássico da capital

Em busca do primeiro triunfo, o Figueirense vai até o Oeste do Estado, no próximo domingo, para encarar a Chapecoense, hoje dentro do G4. Podendo garantir a classificação matemática já na quarta rodada, o Avaí recebe o Metropolitano, em seu CT anexo à Ressacada, na sexta.

Esse confronto entre azurras e verdões deverá ter a presença do blog. Antes disso, no domingo, vamos ao Norte do Estado para trazer novidades.

Siga acompanhando nossas andanças pelo futebol catarina e até a próxima!

Aquele abraço!

 

 

4 comentários sobre “Avaí goleia Figueirense em pleno Orlando Scarpelli e segue 100% no Estadual Júnior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s