Dale!
Mal começou o final de semana e O Cancheiro já abriu suas andanças pela Grande Floripa com uma dobradinha em plena sexta-feira. À tarde, três jogos abriram a quinta rodada do Campeonato Catarinense Júnior. Em Palhoça, aos pés do Cambirela, o Figueirense recebeu o Internacional de Lages e lá fomos nós conferir mais uma peleja da gurizada.



Das quatro rodadas realizadas até o momento, O Cancheiro esteve presente em três. Duas delas contaram com a presença do Figueira: o empate contra o Joinville, no Norte do Estado, e a derrota para o Avaí, em pleno Orlando Scarpelli. O Inter, pelo contrário, não figura por aqui há cerca de dois anos, quando também foi derrotado para o Leão da Ilha – e, curiosamente, pelos mesmos 3 a 0.
Os dois protagonistas dessa tarde ainda não deslancharam nessa edição do certame. O Colorado até chegou a aprontar contra o Criciúma, batendo o atual vice-campeão no Sul do Estado, mas perdeu suas outras três partidas e chegou à quinta rodada com apenas três pontinhos.

Com um ponto a menos que o Inter, o Figueira ainda não conheceu o gosto da vitória. Em fase de transição, o clube do Estreito aderiu ao conceito de time-empresa e renovou todo o seu departamento de futebol, desde o profissional às categorias de base. Alysson Silveira foi demitido após a derrota para o Avaí – é bom deixar claro que a decisão não passou por esse resultado -, e Élio Sizenando assumiu o sub-20. O novo comandante também não foi feliz em sua estreia e perdeu para a Chapecoense.
Os comandados de Élio Sizenando, porém, entraram dispostos a desencantar e não decepcionar seu treinador, que fazia sua estreia em casa. Para tanto, o Furacão precisou de apenas seis minutos para tirar o zero do placar. Em uma falta de dois toques, a bola foi rolada e Ceará mandou na gaveta, sem chances para Fabian Volpi.

Três minutos depois, após uma tentativa de bicicleta de Gabriel, a bola sobrou e Matheus Lucas empurrou para o fundo das redes, mas o bandeirinha já havia flagrado uma posição de impedimento do atacante. O Inter respondeu com um chute forte de Gabriel Lagoa e um colocado de Ton Ton, sendo que ambos também encontraram o barbante, mas pelo lado de fora.

Quando parecia melhor na partida, o Leão Baio acabou sofrendo outro baque. Aos 26, Sidney matou um lançamento longo no peito com extrema maestria, colocou a pelota no chão, venceu o marcador na velocidade e bateu firme, na saída do arqueiro Fabian Volpi, ampliando a vantagem do time da Capital.


O avaiano Ton Ton, emprestado ao Inter, tentou responder na sequência, após cruzamento de Lagoa, mas Vitor espalmou. Foi a terceira chance clara para o lado colorado, demonstrando que, ao contrário do que indicava o placar, o Figueirense não tinha todo o domínio da partida. Pelo contrário. Com o sempre perigoso placar de 2 a 0 construído, o time alvinegro relaxou e foi deixando o Inter crescer. Até que, quando já eram decorridos os acréscimos da primeira etapa, Gabriel Lagoa bateu firme, em cobrança de falta do meio da rua, furando a barreira e vencendo o goleiro Vitor.


O tento colorado mudou totalmente o panorama da partida para a etapa final. Se antes parecia impossível que os lageanos voltassem a surpreender fora de casa, agora o empate não era só plenamente possível, como também provável. Isso porque a esquadra do Estreito regressou desligada ao campo, obrigando Vitor a salvar duas vezes ainda antes dos cinco minutos – o goleirão não deixou por menos e cobrou mais foco dos companheiros.

Do outro lado, o Inter acabou deixando espaços para os contragolpes alvinegros. No primeiro deles, aos sete, Matheus Lucas fez fila e rolou para Ceará, livre, com todo o espaço do mundo para marcar, mas ele tentou mandar colocado e exagerou na preciosidade, acertando a parte externa das redes. Depois, Gabriel também teve sua chance de ampliar, mas, por centímetros, não alcançou o chute cruzado de Elyey. O Inter respondeu em um chute de Hebert, que, mesmo de rosca, pegou efeito e morreria no ângulo de Vitor, mas o arqueiro novamente voou para atacar a pelota.

Isso tudo com menos de 15 minutos do segundo tempo. Após isso, o Figueirense enfim conseguiu encaixar a marcação e a esquadra lageana foi cansando, diminuindo o ritmo. Para piorar a situação, Ton Ton, um dos que mais buscavam o jogo pelo lado dos visitantes, se envolveu num entrevero com Jean, aos 30, e ambos foram para o chuveiro mais cedo.

Para o Figueira, a expulsão do volante não foi tão sentida, pois havia reposição. O Inter, pelo contrário, perdeu uma de suas principais peças do meio para a frente. O Colorado continuou com a posse e rondando a área adversária, mas só conseguiu infiltrá-la através da bola área, sempre rechaçada pela eficiente defesa alvinegra.

Os espaços na defesa lageana, naturalmente, continuaram aparecendo. Matheus Lucas, um dos maiores destaques do Furacão até agora nesse Estadual, aproveitou o flanco direito, engatou a quinta marcha e aliou suas duas grandes qualidades: velocidade e força. O atacante entrou como quis, com um fôlego que nem parecia que já eram decorridos 45 do segundo tempo, e bateu cruzado, ampliando para o time da casa e fechando a contagem: Figueira 3 a 1.

Apesar do tempo regulamentar já esgotado, ainda havia tempo para outra confusão. Gabriel Lagoa foi parado por Barbosa com um golpe na altura do seu pescoço; no momento da queda, o atacante ainda tentou acertar um pontapé no marcador. Mesmo com o atleta lageano tendo que deixar o gramado de ambulância, imobilizado, Fernando Miranda não sentiu pena e o expulsou junto com o zagueiro, igualando a quantidade de cartões vermelhos com a de gols. Depois de mais de 10 minutos de jogo parado para o atendimento, o Inter até tinha uma boa falta, mas o treinador Fernando Lessa, incrédulo com a expulsão de seu atleta, simplesmente tirou o time de campo.


O primeiro triunfo alvinegro enfim saiu. De vice-lanterna, a equipe subiu e chegou ao quinto posto, o primeiro fora da zona de classificação, a dois pontinhos do Joinville – o Figueirense contou com uma ajudinha do rival Avaí, que goleou o Tricolor fora de casa e segue sobrando no campeonato. Para entrar de vez no G4, o Furacão terá que soprar suas rajadas pelas bandas do Sul, já que enfrenta Atlético Tubarão e Criciúma fora de casa nas duas últimas rodadas.

Com três pontos, o Inter de Lages perdeu a posição justamente para o seu algoz dessa tarde. Precisando tirar quatro pontos do JEC nesses últimos dois jogos, o Leão Baio ainda sonha com a classificação – que não está assim tão distante, já que recebe o lanterna Metropolitano na próxima rodada e encerra a primeira fase com um confronto direto contra o Coelho, no Norte. A principal meta, entretanto, é dar cancha para os jovens jogadores que integrarão, em grande número, o elenco que disputará a Copa Santa Catarina profissional, a partir do próximo dia 8 – ah, adivinha? O Cancheiro está contando os dias para começar a cobrir esse torneio.
Galeria de fotos do duelo litoral-serra
Saindo de Palhoça, seguimos em direção ao Norte, ainda na Grande Floripa, para dar vez ao amador e conferir a semifinal da Licob, em Governador Celso Ramos. Mas isso é assunto para logo mais.
Inté!
[…] sexta-feira à noite, lá fomos nós concluir a jornada dupla pelos gramados da Grande Floripa. Depois de marcar presença em um compromisso dos juniores do Figueirense, O Cancheiro tomou a BR 101, fez uma cruzada de ponta a ponta pelo caótico trânsito da região e […]
CurtirCurtir