Fora de casa, Floresta alcança uma baita vitória contra o Atlético e fica perto da final da Copa Pomerode

Buenas!

Depois de uma primeira fase movimentadíssima, com 88 gols em 21 jogos – média de mais de 4 tentos por partida -, a Copa Pomerode chega às semifinais. Com três equipes pomerodenses e um intruso timboense, o Amazonas, o mata-mata começou na tarde desse domingo. O Cancheiro foi até o Testo Rega, copou uma nova cancha e conferiu mais um embate entre Atlético Pomerodense e Floresta.

Atlético x Floresta37
Xexa Pajenakmp escalou o Atlético assim: Anderson; Dejinho, Deca, Alceni; Marcelinho, Quinho, Rafael Carioca, Danilo, Dimas; Vini e Anderson Wolff. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Atlético x Floresta42
O Floresta, de Djone Kammers, jogou com: Elton; Neguinho (Tulli (Rildo), Fábio Fidélis, Maranhão e Thiago; Mader (Lipe), Vanderson, David e Serginho; Kleyffer e Milson (Japinha). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Atlético x Floresta26
O árbitro foi Márcio dos Santos, o Pará, auxiliado por Marcos Kisten e Martinho dos Santos. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Das 88 bolas na rede, uma dezena saiu apenas no confronto entre verdões e azulões pomerodenses. Foi na quinta rodada, no Estádio Hermann Weege, em um absurdo e sensacional 5 a 5. Tal resultado contribuiu para a vantagem de um ponto do Floresta na classificação final, levando a decisão das semis para seus domínios e esse jogo da ida para o Arthur Kramer. Apesar da terceira posição, o Atlético foi o único a terminar a primeira fase invicto, além de ter o melhor ataque, com 21 gols em 6 jogos.

Confira a tabela da Copa Pomerode

O embate ainda colocou frente a frente os dois grandes campeões de 2016 da cidade: a agremiação do Testo Rega, campeã da Interligas no primeiro semestre, e a do Centro, que levou a Copa Pomerode, depois de mais de uma década sem conquistar a Liga Pomerodense, contra o próprio Atlético.

Atlético x Floresta33
A simpática sede do Atlético Pomerodense recebeu um bom público, mesmo com a concorrência da final dos estaduais na TV. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mirando a revanche, o time da casa começou propondo o jogo e, aos poucos, foi pressionando o rival. Em sua primeira chegada, o Azulão trocou passes rápidos pelas entranhas da defesa verdolaga e fez a pelota chegar em Anderson, mas o matador isolou. O Floresta respondeu de pronto com uma finalização forte de Kleyffer, mas o arqueiro Anderson esmurrou para o lado.

Atlético x Floresta24
Rafael Carioca deixou Mader no chão. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Atlético x Floresta12
Mas o volante deu o troco. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Aos 20, Anderson – o atacante – teve a grande chance de transformar a superioridade inicial do Atlético em gol, mas foi atropelado por Neguinho quando ia adentrando sozinho a grande área. O juiz não entendeu como sendo tão claro o lance e só deu o amarelo para o defensor do Floresta. Na cobrança da falta, o próprio Anderson não pegou bem na bola e mandou na barreira. Logo depois, Vini também teve tudo para abrir o placar, sozinho, no segundo pau, mas cabeceou para fora.

Atlético x Floresta22
Neguinho parou Anderson com falta. Para o juiz, não era o último homem. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Atlético x Floresta18
Sob os olhares atentos da torcida rival, Rafael Carioca cobra falta pela direita. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Já era decorrida mais de meia hora de um jogo bem movimentado, mas ainda zerado, contrariando todas as expectativas depositadas sobre os ataques mais poderosos da competição. Isso até o Floresta se encontrar no jogo e colocar a bola no chão. Aos 36, após uma bela troca de passes pela esquerda, com ultrapassagens e triangulações, Fábio Fidélis chegou à linha de fundo e cruzou para Milson fuzilar para as redes.

Atlético x Floresta31
Vini tenta um cruzamento para Anderson. A dupla atleticana divide a artilharia da competição com sete gols na primeira fase. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O Floresta seguiu pressionando e quase chegou ao segundo ainda antes do intervalo, após Thiago cortar para dentro, limpar a marcação, mas, com o pé ruim, pegar mal na pelota. Pouco depois, foi Milson quem desperdiçou, após jogadaça de Vanderson, mas o atacante não conseguiu ajeitar o corpo para virar e finalizar. Vini teve outra chance pelo lado atleticano, mas mandou por cima novamente.

Atlético x Floresta27
Anderson assumiu a titularidade no gol e fez de tudo para não se complicar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O 1 a 0 do primeiro tempo e que persistiu por mais 11 minutos etapa final adentro não dava a menor pinta do jogaço que ainda estava por vir. Com constantes subidas de Alceni e pressionando pelo empate, o Atlético deu toda a cancha para o poderoso e mortal contra-ataque do Floresta. Aos 12, Milson engatou a quinta, foi à linha de fundo e rolou para Kleyffer, bloqueado pela defesa na hora H. No escanteio, Serginho mandou na pequena área, Fábio Fidélis desviou, Kleyffer escorou no segundo pau e Maranhão apareceu quase dentro da meta para guardar.

Atlético x Floresta4
Desvio de Fábio Fidélis, que tirou o arqueiro atleticano da jogada. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Atlético x Floresta11
Alceni entrou com travas de alumínio e precisou sair para trocá-las justamente no momento do segundo gol. O fato gerou uma discussão acalorada entre a comissão técnica do Floresta, que cobrava o amarelo para o zagueiro, e o delegado Zé Maria. Como o regulamente não especifica a punição nesse caso, o árbitro apenas obrigou a trocar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Cinco minutos depois, Anderson bateu falta de longe e a bola quicou na frente de Elton, que não conseguiu encaixar; Alceni pegou o rebote e deu de cavadinha para Vini completar de cabeça para as redes e se isolar na liderança da Copa Pomerode. No lance seguinte, Milson novamente abusou de sua velocidade, avançou pela esquerda e bateu rasteiro; a pelota ia encontrando o cantinho, mas Anderson apareceu para salvar e mandar na trave.

Atlético x Floresta45
Quero ver pegar o Milson na corrida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Atlético x Floresta20
Serginho, com toda a sua classe, novamente foi o destaque do Floresta na meia-cancha. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Aos 25, Alceni, a essa altura atacante de ofício na engenhoca tática do técnico Xexa, encontrou liberdade pela direita, mandou na área e, após um bate-rebate, Tulli salvou sob as traves. Três minutos depois, novamente pela direita, o zagueiro soltou um petardo cruzado direto para o gol, Elton espalmou, Anderson quase conferiu no rebote, mas ela sobrou para o próprio Alceni, que isolou. O gol de empate vinha se desenhando pelo lado esquerdo da zaga do Floresta. Foi por lá que Alex, egresso do banco, cruzou na pequena área e Thiago teve a infelicidade de mandar contra a própria meta.

Atlético x Floresta23
Alex comemorou como se o gol de empate fosse dele. E, segunda a súmula, de fato foi. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mais próximo da virada, o Atlético pressionou e descolou uma série de escanteios. Aos 41, Deca desviou uma dessas cobranças e Elton salvou. O lance gerou mais um contra-ataque para o Floresta. Dessa vez com Kleyffer, que recebeu lançamento de Lipe, deixou a marcação na saudade e carregou até o bico da pequena área, de onde soltou um balaço de canhota, indefensável para Anderson – a bola bateu na parte de cima da rede.

Atlético x Floresta6
Kleyffer soltou uma TRAULITADA de canhota para desempatar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Atlético x Floresta8
E correu para o abraço. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Enquanto Zé Maria, o delegado da partida, indicava os quatro minutos de acréscimos, o Atlético ia pressionando e rondando a área do Floresta como fizera na quase totalidade dos 90 regulamentares. Numa dessas, Thiago desarmou Juninho e já engatou um lançamento, que mais parecia um chutão, na medida para Kleyffer; o atacante saiu correndo sozinho de trás do meio-campo, dominou na cara de Anderson e mandou por baixo do arqueiro, decretando o 4 a 2.

Atlético x Floresta3
O sangue frio do atacante do Floresta, cara a cara com Anderson. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Atlético x Floresta47
Dessa vez foi no jeito: 4×2. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Atlético x Floresta7
Kleyffer faz parte do bonde de jogadores que Djone levou da Grande Florianópolis. Também por isso a vibração do técnico. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

9 a 7 no agregado das duas partidas entre Floresta e Atlético durante a competição. Para chegar à decisão, o Azulão terá que ir ao Centro e buscar uma vitória simples para levar a disputa à prorrogação. Mesmo que seja derrotado por qualquer placar no tempo normal, o Floresta joga por um resultado igual nos 30 minutos extras. Vitória ou empate naturalmente colocam o Verdão na disputa pelo bi.

Atlético x Floresta32
“Esse é o meu garoto”, comemorou o orgulhoso e boa pinta massagista Coleira, pai do atacante Kleyffer. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Galeria de fotos do embate:

Situação parecida com a do confronto que decide o outro finalista da Bundesliga do Vale. Jogando em Timbó, o Amazonas foi derrotado por 2 a 0 pelo Vera Cruz. Na partida de volta, no Testo Central, os mandantes também terão uma boa vantagem para administrar – e O Cancheiro estará por lá para conferir.

Atlético x Floresta34
Djone agradeceu, homem a homem, o empenho de toda a sua equipe durante a partida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Atlético x Floresta10
Em entrevista ao parceiro Bob Gonçalves, do Jornal de Pomerode – que vem um fazendo um baita trampo na Copa Pomerode, diga-se de passagem – Kleyffer lembrou da importância de sair para o ataque, mesmo depois de sofrer o empate. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Os confrontos de volta só acontecem dia 21. Antes disso, voltaremos com alguns vários posts atrasados – com jogos da Copa Pomerode, inclusive – durante a semana (não esperem nenhum deadline desse mero blogueiro).

Dale!

Um comentário sobre “Fora de casa, Floresta alcança uma baita vitória contra o Atlético e fica perto da final da Copa Pomerode

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s