Jaraguá vence o Barra em gramado sintético alagado e larga bem na Copa SC Sub-20

Salve!

Ainda pela rodada de abertura da Copa Santa Catarina Sub-20, fui a Itajaí para conferir aquela que foi a partida no horário mais alternativo que eu já presenciei: segunda-feira, às 10h da manhã. Barra e Jaraguá pularam cedo da cama para debutarem na competição no polêmico campo sintético do Camilo Mussi.

Barra Futebol Clube
Barra FC, do técnico Fábio Sanhudo: Gabriel Zucki; Israel, Pedro, Vinícius e João Pedro; Pedro Borges (Mateus Almeida), Matheus Moreno (Rodrigo Mathiola), Jhonata (Leonardo), Pedro Guilherme (Renan) e Roberto (Jackson); Vitinho. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Sport Club Jaraguá
SC Jaraguá, do técnico José Marcelo Rodrigues: Cardoso: Luiz Felipe; Matheus, Luiz Guilherme, Hedilon e Felipe; Mateus Brandão, Bimba, Hallyson (Borges) e Giu (Felipinho); Leandro Hermes e Cristian (Leonardo). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Barra x Jaraguá16
Charly Wendt Straub Deretti comandou a partida. Diogo Berndt e Carlos Alexandro Bueno foram os assistentes e Djailson Sebastião Vieira o quarto árbitro. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Desde o ano passado, com o fim da obrigatoriedade da categoria sub-20 para os times das séries A e B, a Copa SC da categoria preenche o calendário durante o primeiro semestre. Em sua segunda edição, é a primeira vez que Barra e Jaraguá disputam o torneio-vitrine, ao lado de outras duas equipes da B – Operário de Mafra e Concórdia – e das grandes equipes catarinenses.

Barra x Jaraguá21
Cobrir um jogo no Estádio Camilo Mussi, do tradicionalíssimo Almirante Barroso, era um dos objetivos do blog há muito tempo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Barra e Jaraguá, conhecidos como clubes formadores, apostaram em dois modelos de futebol diferentes para ingressar na competição. De um lado, o elenco da equipe do litoral é formado em sua maioria por jogadores que já vinham trabalhando no clube e que recentemente subiram dos juvenis. O time do norte, por sua vez, fez uma parceria com um empresário e vai ser representado por um projeto de São João Batista – para reduzir custos, o Jaraguá vai mandar todas suas partidas na cidade do Vale do Rio Tijucas – e terá um elenco mais rodado, composto em grande parte por jogadores de 1997.

A diferença física ficou clara logo no primeiro lance da partida. Em cobrança de escanteio, o zagueirão Luiz Guilherme subiu mais alto e abriu o placar para o Jaraguá. Já no lance seguinte, após uma cobrança de falta pela esquerda, a bola rebateu dentro da área e sobrou para Vitinho mandar para o gol. Seria o gol de empate que marcaria uma reação relâmpago do Barra se o bandeirinha não tivesse observado que, no meio do entrevero, a bola já havia saído pela linha de fundo.

Barra x Jaraguá19
Jogo começou pegado desde os primeiros instantes. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O gramado sintético naturalmente deixa o jogo mais rápido. Com a chuva que começou a cair pouco antes, então, deixou a partida eletrizante nos primeiros minutos. Sem deixar o Barra reagir novamente, o Jaraguá subiu ao ataque e, após uma jogada bem trabalhada, a bola chegou em Giu, na cara do gol, só ter o trabalho de tirar do goleiro. 2 a 0 em 10 minutos.

Barra x Jaraguá15
O campo do Camilo Mussi não é tudo aquilo que a mídia tentou pintar esse ano. Apesar de um pouco irregular e alternar partes mais fofas com outras mais duras, o gramado sintético se assemelha bastante a alguns dos melhores campos do Estado. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Quase que literalmente, os céus jogaram um balde de água fria na bela peleia que se sucedia. A chuva apertou de tal forma que criou poças por todo o gramado e, agora pelo contrário, contribuía para atrapalhar os jogadores e travar o jogo. Pior ainda para a jovem equipe do Barra, adepta a um estilo mais técnico do que físico.

Barra x Jaraguá2
Tive que me dirigir às improvisadas cabines de imprensa do Camilo Mussi porque a chuva – que não fraca, vide o tamanho dessa poça – me afugentou do campo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Barra x Jaraguá17
As polêmicas linhas amarelas, ainda que semicobertas, estavam lá. No começo do Catarinense, elas foram motivo de muitas reclamações por parte dos clubes grandes e da imprensa. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Apesar de pouca criatividade de ambos os lados, o Jaraguá chegou ao terceiro aos 25 minutos. O goleirão Gabriel Zucki, o jogador mais experiente da partida, com 27 anos, cometeu pênalti e foi amarelado. Leandro Hermes foi para a cobrança e não desperdiçou. Cada vez mais castigado pela chuvarada que caía sobre Itajaí, o gramado seguiu impraticável entre o restante da primeira etapa e boa parte do segundo tempo.

Barra x Jaraguá20
Leandro Hermes, Giu e Bimba celebram o terceiro tento jaraguaense/batistense. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Barra x Jaraguá26
Ficou difícil ter o controle da pelota. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Barra x Jaraguá11
O Jaraguá esteve mais perto de ampliar do que o Barra de descontar, apesar da pressão. Aqui, Gabriel Zucki sai nos pés de Hallyson para salvar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Quando enfim o toró foi substituído por uma leve garoa, aos poucos as poças começaram a sumir e o Barra finalmente conseguiu colocar a bola no chão. Só que aí já eram decorridos mais de dois terços da etapa final e o estrago já era gigante. Foi só aos 45 que a esquadra aurianil conseguiu descontar, com Renan, mas o placar não saiu disso.

Barra x Jaraguá4
Quando a chuva começou a cessar, foi a vez do Barra tentar dominar o jogo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Barra x Jaraguá1
De volta à linha de fundo, vi mais uma chance para o Jaraguá marcar o quarto, agora no contra-ataque, mas Leonardo não conseguiu alcançar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Barra x Jaraguá18
No finalzinho, Renan, que havia entrado no lugar de Pedro Guilherme, fez o primeiro gol do Barra na competição. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Assim como no confronto entre Atlético Tubarão e Avaí, mais uma vez os visitantes regressam para casa com um excelente 3 a 1. O Barra vai até Chapecó buscar sua recuperação, contra a Chapecoense, no sábado. Na segunda-feira, dessa vez às 19h e não pela manhã, o Jaraguá recebe o Inter de Lages, em São João Batista. Confira a tabela completa.

Mais fotos do jogo no piscinão do Camilo Mussi

A Copa SC Sub-20 recém começou e ainda deve ser pauta aqui no blog com, pelo menos, um jogo por rodada. Aquele abraço inté a próxima!

2 comentários sobre “Jaraguá vence o Barra em gramado sintético alagado e larga bem na Copa SC Sub-20

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s