Salve!
Ainda pela rodada de abertura da Copa Santa Catarina Sub-20, fui a Itajaí para conferir aquela que foi a partida no horário mais alternativo que eu já presenciei: segunda-feira, às 10h da manhã. Barra e Jaraguá pularam cedo da cama para debutarem na competição no polêmico campo sintético do Camilo Mussi.



Desde o ano passado, com o fim da obrigatoriedade da categoria sub-20 para os times das séries A e B, a Copa SC da categoria preenche o calendário durante o primeiro semestre. Em sua segunda edição, é a primeira vez que Barra e Jaraguá disputam o torneio-vitrine, ao lado de outras duas equipes da B – Operário de Mafra e Concórdia – e das grandes equipes catarinenses.

Barra e Jaraguá, conhecidos como clubes formadores, apostaram em dois modelos de futebol diferentes para ingressar na competição. De um lado, o elenco da equipe do litoral é formado em sua maioria por jogadores que já vinham trabalhando no clube e que recentemente subiram dos juvenis. O time do norte, por sua vez, fez uma parceria com um empresário e vai ser representado por um projeto de São João Batista – para reduzir custos, o Jaraguá vai mandar todas suas partidas na cidade do Vale do Rio Tijucas – e terá um elenco mais rodado, composto em grande parte por jogadores de 1997.
A diferença física ficou clara logo no primeiro lance da partida. Em cobrança de escanteio, o zagueirão Luiz Guilherme subiu mais alto e abriu o placar para o Jaraguá. Já no lance seguinte, após uma cobrança de falta pela esquerda, a bola rebateu dentro da área e sobrou para Vitinho mandar para o gol. Seria o gol de empate que marcaria uma reação relâmpago do Barra se o bandeirinha não tivesse observado que, no meio do entrevero, a bola já havia saído pela linha de fundo.

O gramado sintético naturalmente deixa o jogo mais rápido. Com a chuva que começou a cair pouco antes, então, deixou a partida eletrizante nos primeiros minutos. Sem deixar o Barra reagir novamente, o Jaraguá subiu ao ataque e, após uma jogada bem trabalhada, a bola chegou em Giu, na cara do gol, só ter o trabalho de tirar do goleiro. 2 a 0 em 10 minutos.

Quase que literalmente, os céus jogaram um balde de água fria na bela peleia que se sucedia. A chuva apertou de tal forma que criou poças por todo o gramado e, agora pelo contrário, contribuía para atrapalhar os jogadores e travar o jogo. Pior ainda para a jovem equipe do Barra, adepta a um estilo mais técnico do que físico.


Apesar de pouca criatividade de ambos os lados, o Jaraguá chegou ao terceiro aos 25 minutos. O goleirão Gabriel Zucki, o jogador mais experiente da partida, com 27 anos, cometeu pênalti e foi amarelado. Leandro Hermes foi para a cobrança e não desperdiçou. Cada vez mais castigado pela chuvarada que caía sobre Itajaí, o gramado seguiu impraticável entre o restante da primeira etapa e boa parte do segundo tempo.



Quando enfim o toró foi substituído por uma leve garoa, aos poucos as poças começaram a sumir e o Barra finalmente conseguiu colocar a bola no chão. Só que aí já eram decorridos mais de dois terços da etapa final e o estrago já era gigante. Foi só aos 45 que a esquadra aurianil conseguiu descontar, com Renan, mas o placar não saiu disso.



Assim como no confronto entre Atlético Tubarão e Avaí, mais uma vez os visitantes regressam para casa com um excelente 3 a 1. O Barra vai até Chapecó buscar sua recuperação, contra a Chapecoense, no sábado. Na segunda-feira, dessa vez às 19h e não pela manhã, o Jaraguá recebe o Inter de Lages, em São João Batista. Confira a tabela completa.
Mais fotos do jogo no piscinão do Camilo Mussi
A Copa SC Sub-20 recém começou e ainda deve ser pauta aqui no blog com, pelo menos, um jogo por rodada. Aquele abraço inté a próxima!
[…] pisa no gramado sintético do Camilo Mussi, a saudosa e polêmica cancha do Almirante Barroso. A primeira oportunidade foi há menos de duas semanas, justamente na estreia do Barra na Copa SC. O resultado não foi nada bom para a equipe balneocamburiense, que ainda viria a perder para a […]
CurtirCurtir
[…] é um dos destaques do Jaraguá. Ele já tinha aparecido no blog, com direito a gol, pela Copa SC Sub-20. (Foto: Lucas Gabriel […]
CurtirCurtir