A rodada de abertura da Copa FGF Sub-19, prevista para o último sábado e adiada por causa das chuvas, teve seu segundo jogo nessa quarta-feira (29/07) entre o Índio Capilé Aimoré de São Leopoldo e o Estância Velha de Canoas. A partida foi válida pelo grupo metropolitano do certame, que ainda conta com Novo Horizonte de Esteio, mas que mandará seus jogos em São Leopoldo, Tamoio de Viamão e Nacional, também de São Léo. A facilidade de pegar o Trensurb, descer na Old Mathias Station, também conhecida como Mathias Velho, e dar uma leve pernada me levou até o Centro Olímpico Municipal de Canoas. Lá, a bola rolaria para tal peleia, em uma bonita quarta-feira vespertina.

A diferença nas estruturas dos dois clubes ficou clara durante a partida. O Aimoré vem de uma campanha memorável no Gauchão Junior, onde foi eliminado nas semifinais para o campeão Internacional. Já o Estância busca se reestruturar depois de uma jornada mediana entre os profissionais, na terceira divisão do ano passado. Vale lembrar que o time do tradicional bairro canoense já tem uma certa experiência nas categorias de base.

Tal superioridade ficou explícita na primeira meia hora de bola rolando, quando o Aimoré abusou de perder gols. Aos 13, Murilo finalizou nas mãos do goleiro Dida, após envolvente tabelinha. Sete minutos depois, o zagueirão Cleisson provou que fazer gol não é a dele quando a bola se ofereceu dentro da pequena área, mas não encontrou as redes e foi parar em meio às árvores detrás da goleira.


Os canoenses tentaram equilibrar em duas cobranças de faltas, aos 27 e aos 30. O problema é que ambas geraram contra-ataques perigosos, desperdiçados pelos capilés. O gol só veio faltando menos de cinco minutos para o intervalo. Murilo foi derrubado dentro da área estancieira. Pênalti claro para o Aimoré, convertido em gol com maestria por Murilo (veja o vídeo abaixo).
A segunda etapa não começou muito diferente. Lá pelos 20 minutos, o Estância conseguiu segurar a posse da pelota e ficou rondando a área aimorerista, sem conseguir infiltrá-la. O jogo ficou morno, com poucas chances para cada lado. Isso até que o glorioso camisa 10 Banrisul Caixa surgiu solito na frente de Dida e só teve o trabalho de arrematar de cavadinha, para matar a partida já nos acréscimos. Antes do apito final, ainda teve tempo para o juizão expulsar diretamente, sem nenhum critério, o volante Clifor, do time da casa.


Com o 2 a 0, o Aimoré já desponta na frente do grupo A e começa a garantir seu favoritismo para passar de fase. Os dois times já voltam a campo nesse sábado, quando o Aimoré recebe o Nacional no Cristo Rei e o Estância pega o Novo Horizonte no campo do Alambique, ambos em São Leopoldo. Com o começo da Copa Super Gaúcha nesse final de semana, é improvável que O Cancheiro se faça presente em alguma dessas duas partidas, apesar de eu estar próximo de ambas. Mas uma coisa é certa: ainda teremos algumas novas canchas e partidas sensacionais por essas querências, durante minhas férias por aqui.
Mais fotos do jogo da gurizada:
Legal mais pagina na WEB falando do Indio.
CurtirCurtir
[…] meia-atacante Robson já apareceu por aqui, lá nos primórdios do blog, quando ele fardava a 10 daquele time copeiro dos juniores do Aimoré e ainda era conhecido como Caix…. (Foto: Lucas Gabriel […]
CurtirCurtir
[…] foi o título da Copa FGF Sub-19 – acompanhamos alguns capítulos daquela campanha, como a estreia em Canoas e a final contra o Panambi. No mesmo ano, o Aimoré já havia alcançado as semis do Estadual, […]
CurtirCurtir