Figueirense bate o Blumenau em jogo atrasado e reassume o segundo lugar na Copa Santa Catarina

Despontando na curva para adentrar a reta final da primeira fase, a Copa Santa Catarina teve apenas um duelo nessa quarta-feira, 17. Pelo Grupo A, Figueirense, com sua equipe sub-20, e Blumenau ficaram em dia com a tabela e realizaram o encontro pendente da sexta rodada, marcado previamente para a quarta passada. O embate foi realizado no Estádio Orlando Scarpelli e é para lá que nós fomos novamente.

Figueirense_Blumenau06
O Figueirense, do técnico Fábio Mathias, foi a campo com: Vinicius; Weverton, Wesley, Berg e Alison (Brunetti); Elias, Bruno (Matheus Sergipe) e Guilherme; Gabriel, Gustavo Poffo e Matheus Lucas (João Diogo). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense_Blumenau07
O BEC, sob a batuta de Viton, jogou com: Roger Paranhos; Jonny, Richard (Pedro Henrique), Alex e Lourenço; Guilherme, Thiago, Léo Baptista (Gu) e Marcelo; Maiquinho e Jairo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense_Blumenau14
Luiz Augusto Silveira Tisne comandou o duelo, auxiliado por Maicon Lemos Alves e Luiz Gonzaga da Silva. Thiago Simões foi o quarto árbitro. (Foto: Orivaldo Leal/Liga Josefense de Futebol)

Por ter ficado com um jogo a menos, o Furacão do Estreito viu o Joinville tomar sua segunda colocação na sétima rodada. Para recuperá-la, bastava não ser derrotado para o Blumenau, que sequer conheceu o sabor da vitória na atual edição da Copinha. O BEC, aliás, não lembra nem de longe aquele time tradicional e copeiro de décadas atrás. Para pior a situação, o técnico Viton, após a derrota para o rival Metropolitano no domingo, acusou os próprios atletas de estarem manipulando os resultados das partidas.

Figueirense_Blumenau05
O jogo registrou apenas 58 pagantes. Esses três eram de longe os mais empolgados. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense_Blumenau08
Após a campanha magistral no acesso da Série C, Viton vem encontrando problemas com o atual elenco. “Sempre fico pensando se o erro do meu atleta aconteceu mesmo ou se foi proposital”, questionou-se após a derrota para o Metropolitano. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Dentro de campo, entretanto, o BEC não aparentou estar buscando uma derrota proposital. Ao menos nos primeiros dez minutos, quando encurralou os guris do Figueirense e exerceu uma baita pressão no campo de ataque. Prova disso, foram os cinco escanteios seguidos, sempre cobrados com perigo por Maiquinho.

Figueirense_Blumenau30
Marcando pressão, foi o BEC que dominou os primeiros minutos. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Os locais foram aos poucos se encontrando em campo e tardaram a equilibrar as ações. Quando o fizeram, entretanto, foram mais eficientes e logo abriram o placar. Após bela jogada pela direita, aos 27, a bola chegou em Guilherme, que tentou duas vezes: na primeira, ela explodiu na marcação, mas, no rebote, o meia não perdoou e mandou para o fundo das redes.

Figueirense_Blumenau10
Paranhos teve trabalho após a metade da primeira etapa. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense_Blumenau11
O camisa 10 foi persistente e abriu o placar, após finalizar duas vezes. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Com a vantagem no placar, o Figueira se soltou mais e tomou por completa as rédeas da partida. Com o domínio completo da meia-cancha, Bruno arriscou duas vezes da intermediária e quase surpreendeu. Foi dos pés do próprio meia que surgiu o segundo, quando já eram decorridos 45 minutos. Bruno levantou na área e Wesley aproveitou sua estatura para ganhar no alto e mandar no cantinho de Paranhos.

Figueirense_Blumenau12
Por trás da marcação, Wesley de desmarcou e fez o segundo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense_Blumenau01
E saiu para o abraço. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Apesar de valente, os blumenauenses pecavam com a bola no chão e raramente criavam. Assim o jogo persistiu durante praticamente toda a etapa complementar. Do outro lado, o Figueirense até tirou um pouco o pé, mas seguiu oferecendo perigo, como na bela bola enfiada de Guilherme para Gustavo Poffo, que deixou o zagueirão no chão e tentou deslocar o goleiro, mas acabou mandando para fora.

Figueirense_Blumenau33
Gabriel subiu mais alto e mandou raspando. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Foi num lampejo de cinco minutos de pressão que o Blumenau quase descontou. Primeiro, aos 30, quando Léo Baptista tabelou com Jairo e bateu rasteiro, mas Vinícius salvou. Pouco depois, Maiquinho fez uma bela jogada pela direita e finalizou, mas um zagueiro cortou em cima da linha. No rebote, Jairo também venceu o goleiro, mas novamente surgiu um pé alvinegro salvador.

Figueirense_Blumenau02
Foi através da forte marcação que o Blumenau voltou a equilibrar o duelo na etapa complementar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Como quem não faz, toma, o Figueira não quis saber de dar sopa para o azar e foi para cima. Gustavo Poffo fechou a conta aos 44, quando recebeu outra bela bola enfiada e dessa vez não perdoou, bateu na saída de Paranhos e correu para o abraço, garantindo três pontos mais para sua equipe.

Figueirense_Blumenau03
Poffo teve frieza para vencer Paranhos. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Figueirense_Blumenau04
Fim de papo. Mais uma vitória do Figueirense no Scarpelli – a terceira em três jogos. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Apesar da valentia demonstrada em campo – e deixando poucas margens para suspeitas de manipulação -, o BEC, já eliminado, volta para o Vale do Itajaí com mais um revés na bagagem, o quinto em sete jogos. A equipe volta a campo no próximo domingo, em Jaraguá do Sul, quando recebe o JEC.

Mais fotos do duelo

O Figueirense, por sua vez, fez o dever de casa e voltou para a segunda colocação do grupo, roubando o posto do próprio Coelho. O próximo compromisso do Alvinegro será em Blumenau, mas dessa vez contra o Metropolitano, no próximo domingo. Jogo chave para a classificação, pois um triunfo já elimina os blumenauenses da disputa pela vaga.

Na outra chave, a disputa também vai chegando aos seus finalmentes. No próximo sábado, Marcílio Dias e Brusque farão um duelo direto em Itajaí. E é lá que O Cancheiro estará. Até!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s