Deportivo Merlo usa o banco para virar sobre o Defensores de Cambaceres e entrar na zona do reducido

Hola!

A 29ª fecha da Primera C reservou ao Cancheiro a oportunidade de conhecer a outra das duas cidades costeiras que compõem a Gran La Plata. Depois de ir a Berisso assistir o Villa San Carlos, dessa vez fomos a Ensenada para conferir de perto o Defensores de Cambaceres, em sua luta contra o descenso, receber o tradicionalíssimo Deportivo Merlo.

Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo09
Club Defensores de Cambaceres. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo10
Club Social y Deportivo Merlo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo08
Damián Rubino foi o encarregado de por ordem ao duelo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Tal como a ida à cidade vizinha, recorrí os poucos mais de 10 quilômetros até o Estádio 12 de Octubre em bicicleta, tamanha a facilidade de ter vias amplas, asfaltadas e planas – vou sentir falta disso na volta a Florianópolis. Chegando lá, o que sei viu foi um movimento tímido, com poucas pessoas se acercando à cancha e uma arquibancada longe de estar lotada.

Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo11
As simpáticas instalações do Defensores de Cambaceres não receberam muito mais do que uma centena de torcedores para o duelo dessa segunda-feira. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A falta de interesse local se deve ao péssimo momento vivido pela esquadra local. Na Primera C desde 2008, o Camba vem de campanhas pífias nas últimas três temporadas, deixando a equipe com sérios riscos de descender através dos promedios. Na última temporada, mesmo, o time ficou em último, empatado com o Argentino de Merlo, e só se salvou no jogo desempate.

Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo13
O fantasma do rebaixamento novamente assombra o 12 de Octubre. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O outro time de Merlo, adversário da tarde dos de Ensenada, vive um cenário mais tranquilo na C, brigando do meio para cima da tabela por uma vaguinha no reducido. Depois de viver seu auge histórico no começo da década, com quatro participações na B Nacional – chegando a empatar com o River Plate em 2011 -, os Charros acabaram descendendo e voltando ao quarto piso do futebol argentino, divisão da qual mais se fez presente durante sua história, com 24 participações e dois títulos.

Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo30
O Deportivo Merlo tradicionalmente estampa em camisa o seu mascote, o EUFRAZINO PUXA-BRIGA, ou Sam Bigotes, como é conhecido em espanhol. Isso se deve ao apelido de “charro”, tipo mexicano que usa um sombrero, adotado pela equipe após a morte do lendário jogador Juan Manuel “El Charro” Moreno, que também foi treinador do Merlo pouco antes de sua morte e dá nome ao estádio local. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Dentro das quatro linhas, apesar de estar dentro da zona do reducido, era nítido que os locais jogavam a vida para não ser rebaixado à D. Do outro lado, mais tranquilo, o Deportivo Merlo segurava a pressão e ainda assustava no ataque. A postura do Cambaceres, entretanto, foi a que prevaleceu nos primeiros 45 minutos. Aos 28, ela foi traduzida em um gol contra do ex-Lanús e River Plate Cristian Fabbiani, que desviou uma cobrança fechada de escanteio e mandou contra o próprio patrimônio – em um primeiro momento, a impressão era de um gol olímpico de Asteazáran.

Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo03
Foi o Cambaceres que, mesmo com suas limitações, ditou o ritmo da primeira etapa, fazendo o arqueiro Federico Tursi se virar para manter o placar zerado. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo20
O arqueiro nada pode fazer, entretanto, quando Fabbiani acabou desviando de forma mortal contra o próprio arco, após cobrança de escanteio de Asteazarán. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo28
O Deportivo Merlo ainda levava perigo em contragolpes e cobranças de falta, como essa de Fabbiani, que furou a barreira, mas não conseguia empatar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A superioridade roja na etapa inicial durou até os primeiros minutos do segundo tempo. Tudo mudou com o ingresso de Maraschi e Zavaglia, aos nove, nos lugares de Seltzer e Jérez. Foi da dupla egressa do banco, aliás, que saíram os gols da virada merlense. Primeiro, aos 14, com Tomás Zavaglia, que, mesmo sendo baixinho, aproveitou um desvio na pequena área e marcou de cabeça.

Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo35
Zavaglia entrou fazendo um verdadeiro rebuliço na defesa local. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo05
Quase dentro do gol, Zavaglia apareceu para empatar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Doze minutos depois, foi a vez de Federico Maraschi concretizar a virada, após avançar com liberdade pela esquerda, cortar para dentro e bater colocado, marcando um golaço. Jogando melhor até então, os locais sentiram o baque da virada de forma tão intensa que não conseguiram mais se encontrar no jogo, tanto é que o Deportivo Merlo ficou mais próximo do terceiro que o Cambaceres do empate

Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo19
Maraschi começou a jogada lá da esquerda e, sozinho, completou ela. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo15
Mais um egresso do banco para resolver os problemas do Deportivo Merlo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo32
O autor do gol da virada recebeu o abraço mais do que merecido do capitão Franco Benítez. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Alguns diriam que Rodrigo Bilbao tem estrela e mexeu de forma certeira na equipe. Outros que o DT se equivocou na escalação e apenas corrigiu o erro no decorrer da partida. Fato é que a vitória rendeu não só a ultrapassagem do Merlo sobre o próprio Cambaceres na tabela, como também o ingresso à zona do reducido. O time de Ensenada, por sua vez, ficou sem o reducido e não conseguiu diminuir a distância de cinco pontos para o Dock Sud, seu rival direto na luta contra o descenso.

Defensores de Cambaceres x Deportivo Merlo07
Resultado sensacional para os planos do Deportivo Merlo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mais fotos do embate

Enquanto o Camba visita o Deportivo Armenio com o objetivo de retornar à zona de classificação, o Merlo recebe o Ferrocarril Midland tentando se manter por lá. É a Primera C chegando a sua reta final e com muita coisa ainda em jogo.

O Cancheiro segue acompanhando esses momento decisivos não só da C, como de todas as categorias do ascenso – metropolitanas e federais. Fique ligado e descubra nosso próximo destino pelo Conurbano Bonaerense.

¡Hasta luego!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s