Em duelo de extremos, Defensores Unidos bate o Berazategui e retorna à ponta da Primera C

Hola!

Voltando ao eixo da Gran Buenos Aires, O Cancheiro deixou La Plata e se acercou à vizinha Berazategui para conferir mais um embate pelo ascenso argentino. Pela Primera C, a equipe local, que leva o nome da cidade, recebeu o Defensores Unidos, de Zárate, para um verdadeiro duelo de extremos no Estádio Norman Lee.

Berazategui x Defensores Unidos23
Associación Deportiva Berazategui. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Berazategui x Defensores Unidos20
Club Atlético Defensores Unidos (Zárate). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Berazategui x Defensores Unidos18
Gastón Iglesias arbitrou a contenda. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

De um lado, na ponta de cima, se encontra a equipe visitante. O CADU, passadas 27 rodadas, liderou boa parte da Primera C, mas acabou sendo ultrapassado pelo Central Córdoba, de Rosario, na última rodada, após perder para o Luján. Do outro, a desesperadora situação do Berazategui, último colocado na tabela dos promedios e candidato seríssimo a cair para o último escalão do futebol argentino.

WhatsApp Image 2018-08-01 at 05.53.49
Mais uma estação do Ferrocarril Roca copada. Dessa vez, foi a de Berazategui, cidade de 200 mil habitantes que fica entre Buenos Aires e La Plata. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Apesar dos momentos distintos, celestes e naranjas curiosamente compartilham uma história de militâncias pelo ascenso muito similar. Ambos são figurinhas carimbadas da Primera C desde 2008, quando subiram juntos da Primera D. Igualmente, seus maiores feitos são a meia dúzia de participações na Primera B, da qual não dão as caras desde a virada do milênio – a última participação do Bera foi em 2001, enquanto a do CADU em 1998.

Berazategui x Defensores Unidos25
Apesar do confronto ocorrer numa plena quinta-feira e a fase do Bera não ser das melhores, a torcida compareceu em bom número e encheu as modestas arquibancadas do Norman Lee. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mais próximo de atingir o sonho de voltar ao terceiro nível do futebol argentino, 20 anos depois, o Defensores Unidos cumpriu os 120 quilômetros entre Zárate e Berazategui – uma das maiores distâncias possíveis na Primera C – com o objetivo único e exclusivo de voltar com os três pontos na bagagem. Prova disso foi que a equipe celeste controlou por completo a partida, como se o mando fosse zarateño e o embate tivesse ocorrido no seu Gigante de Villa Fox.

Berazategui x Defensores Unidos21
Apesar da maioria laranja, quem ditou o ritmo do jogo foram os celestes. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Berazategui x Defensores Unidos14
O céu preteou pros lados de Berazategui. Mas, ufa, não passou de uma ameaça. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Não tardou muito para que o domínio visitante se convertesse em gol. Gonzalo Ritacco, à la Maradona, fez fila em velocidade desde o meio de campo, mas, ao invés de invadir a área e buscar o gol, puxou para a canhota e levantou na medida para o ex-Boca Andrés Franzoia cabecear como manda o figurino, no chão e buscando o canto, para vencer o arqueiro Rustton.

Berazategui x Defensores Unidos05
Metade, no mínimo, do gol é de Ritacco, que fez uma jogada antológica pela lateral do campo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Berazategui x Defensores Unidos40
Franzoia, livre, subiu para abrir o placar e correr para o abraço. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Com o placar favorável, o conjunto de Zárate manejou o desenrolar da partida de forma tranquila. O Bera, por mais que insistisse, pecava na falta de criatividade para infiltrar e levar perigo real de gol à meta defendida por Figueroa. Foi assim no decorrer da primeira etapa e, para a infelicidade de quem esperava um grande jogo, durante todo a segunda etapa. A única oportunidade digna de nota dos locais foi quando Martín Gianfelice apareceu cara a cara com Figueroa, mas o arqueiro fechou bem o ângulo e salvou.

Berazategui x Defensores Unidos27
Ritacco seguiu fazendo um salseiro no lado esquerdo da defesa do Bera. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Berazategui x Defensores Unidos04
Mesmo ganhando, não faltou empenho por parte do Defensores Unidos. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Berazategui x Defensores Unidos26
Apesar da clara desvantagem dentro de campo, fora dele a hinchada local fez sua parte e não parou de cantar um só minuto. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A ineficácia dos locais, somada ao total controle e tranquilidade dos visitantes, manteve o magro placar até o apito final de Gastón Iglesias. Com isso, o Berazategui deixou escapar mais uma oportunidade de somar importantes pontos na luta contra o descenso, enquanto que o Defensores Unidos recuperou a liderança e, praticamente garantido no reducido, parte para uma batalha épica pelo título contra o Central Córdoba nessas 10 rodadas que faltam.

Berazategui x Defensores Unidos31
O jogo ficou muito peleado no meio da cancha. Bom para o CADU que soube administrar bem o placar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Berazategui x Defensores Unidos24
O apoio foi só durante os 90 minutos. Após, muita cobrança. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Berazategui x Defensores Unidos02
Quem fez a festa no Norman Lee após o apito final foram os visitantes. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mais fotos do embate

O Central Córdoba, aliás, é o próximo adversário do Berazategui – essa tabela, também, não ajuda em nada os naranjas. O CADU, por sua vez, busca manter a ponta frente ao Cañuelas, em casa. Enquanto isso, pela mesma rodada, O Cancheiro já mira uma nova cobertura, dessa vez em outra cidade vizinha a La Plata.

Fique ligado!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s