Com um a menos, Deportivo Español segura o Barracas Central e garante três pontos importantes na B Metro

Buenas!

Um dia após estrear na B Metropolitana, O Cancheiro engatou uma nova peleja pela categoria. O destino da vez voltou a ser a cidade de Buenos Aires. Por lá, matamos nossa quarta cancha na capital mais futeboleira do mundo: o colossal Estádio Nueva España, em Bajo Flores, casa do Deportivo Español. O visitante da vez foi o também porteño Barracas Central.

Deportivo Espanol x Barracas Central108
Club Deportivo Español. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Deportivo Espanol x Barracas Central107
Club Atlético Barracas Central. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Deportivo Espanol x Barracas Central109
Trio de arbitragem composto por Rodrigo Sabini, Gustavo Apaza e Leandro Garay. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Quando digo colossal é porque o estádio realmente não condiz com a atual fase dos gallegos. O Nueva España comporta tranquilamente mais de 30 mil pessoas. Em seus anos de glória, entre as décadas de 1980 e 90, o estádio recebeu jogos da elite argentina e até da Copa Conmebol. Anos depois, porém, passou por um total abandono, devido às crises pelas quais passou o clube, que chegou a fechar as portas e mudar sua denominação por duas vezes.

Deportivo Espanol x Barracas Central115
Hoje reformado, o Estádio Nueva España chegou a passar por um total abandono no começo dos anos 2000. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Deportivo Espanol x Barracas Central101
Vivendo uma fase mais modesta, o público passou longe daquele dos tempos áureos do Deportivo Español, quando o clube chegou a contar com 30 mil sócios. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Durante esse processo, o Deportivo Español chegou a cair da primeira divisão para a quarta – a Primera C -, da qual conseguiu o acesso em 2014, regressando ao seu patamar atual, a Primera B Metropolitana. Depois de campanhas irregulares, o clube chegou à edição de 2017/18 com sérios riscos de rebaixamento, dos quais, até o momento, faltando oito rodadas, ainda não se livrou completamente. Para piorar, o Depor não conhece a vitória há quatro jogos.

Deportivo Espanol x Barracas Central104
La Barra 55 deu um lindo colorido às arquibancadas. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Vivendo um momento mais tranquilo, o Barracas Central briga na metade de cima da tabela, buscando um lugar no torneo reducido, que garantirá ao campeão uma vaga extra na B Nacional. A equipe do bairro de Barracas – mas que tem sua cancha no vizinho Parque Patrícios – vem de uma incrível ascensão no torneio, com uma racha de nove jogos sem perder – desses, foram sete vitórias. O último revés dos barraqueños foi ainda em dezembro do ano passado, para o Defensores de Belgrano.

Deportivo Espanol x Barracas Central114
Até o Gauchito Gil, fardado de gallego e tudo, se fez presente à cancha. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O retrospecto das duas esquadras da Capital, porém, não adentrou a cancha. Com menos de um minuto, o placar já foi movimentado em favor dos locais. Alan Sombra recebeu um lançamento, dominou e rolou para Pablo López chegar batendo de primeira, da meia-lua, sem chances para o arqueiro Agustin Gómez.

Deportivo Espanol x Barracas Central110
Pablo López precisou de menos de 60 segundos para abrir o placar no Nueva España. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Passado o baque inicial, os visitantes não tardaram a pressionar pelo empate. Victor Gómez foi o destaque guapo, assustando os locais em três oportunidades: aos sete, quando recebeu livre e bateu rente à trave; aos 11, após escorar um cruzamento de Sproat, mas parar no bem posicionado Gato Losa; e aos 21, quando, novamente com liberdade, finalizou com perigo.

Deportivo Espanol x Barracas Central112
Os locais ainda chegaram ao segundo antes mesmo do Barracas Central ensaiar uma reação, mas a jogada já havia sido anulada pelo bandeirinha. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Deportivo Espanol x Barracas Central113
Alvaro Klusener se esforça para evitar a saída pela marginal do gramado. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mesmo sem achar o caminho do gol, o jogo parecia se encaminhar para o lado do Barracas. Aos 35, Nicolás Moreno deu uma entrada dura em seu xará Nicolás Minici e viu a tarjeta roja, deixando o Deportivo Español com um a menos. Ainda assim, a esquadra de Bajo Flores conseguiu segurar a pressão e levar a vantagem para o intervalo.

Deportivo Espanol x Barracas Central116
Com um a mais, os visitantes intensificaram o domínio. O gol de empate parecia questão de tempo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Deportivo Espanol x Barracas Central100
Com direito a alguns cânticos bem originais, a hinchada local fez sua parte nas arquibancadas. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A pressão, como não poderia deixar de ser, persistiu na etapa final. O Guapo dominava completamente as ações, mas pecava na finalização. Ainda antes dos 20 minutos, Victor Gómez e Matias Sproat ficaram livres na área, cara a cara com Losa, mas não conseguiram guardar a pelota no fundo do barbante.

Deportivo Espanol x Barracas Central102
Um dos tantos arremates sem direção dos barraqueños. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Deportivo Espanol x Barracas Central117
Com espaço para contragolpear, Montenegro perdeu uma baita chance para o Español. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Deportivo Espanol x Barracas Central118
O lateral demorou para finalizar e mandou em cima do goleiro. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Enquanto buscavam alguns raros contra-ataques, os gallegos se fecharam completamente na defesa. A cada minuto que passava, maior era o domínio dos visitantes, mas a bola teimava em não entrar. Aos 44, veio a prova de que, por mais que peleasse, o Barracas Central estava fadado a sua primeira derrota no ano: Bevacqua aproveitou um buraco na defesa para ficar cara a cara com Losa, precisando dar apenas um toquinho para vencer o arqueiro, mas bateu com força e mandou por cima a última boa chance dos visitantes.

Deportivo Espanol x Barracas Central103
No último lance, Klusener ainda teve a chance de ampliar, mas o chute colocado passou raspando a meta. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Depois de 55 minutos de bravura com um homem a menos, o Deportivo Español enfim voltou a comemorar uma vitória, importantíssima na luta contra o descenso, visto que os rivais diretos Villa San Carlos e Almirante Brown também venceram na rodada. Os visitantes, por outro lado, começam a ver seu lugar no reducido ameaçado.

Deportivo Espanol x Barracas Central105
A torcida, que apoiou os 90 minutos, teve seu devido reconhecimento após o apito final. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Deportivo Espanol x Barracas Central106
Se a união e a bravura demonstradas nessa partida durarem pelas oito rodadas que restam, o fantasma do rebaixamento, ao menos nessa temporada, não visitará Bajo Flores. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mais fotos do duelo porteño

O Barracas Central volta a campo na próxima segunda, quando recebe o Almirante Brown, buscando retomar o caminho da vitória – e de quebra dar uma mão para o próprio Deportivo Español, que, no mesmo dia, encara o Talleres, em Remedios de Escalada.

Findada a semana de B Metropolitana por aqui, O Cancheiro tem, no sábado, uma oportunidade rara – e, provavelmente, única – de incluir um novo torneio na lista: a genial Copa Argentina.

Hasta luego!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s