Na outrora cancha torta, Liniers recebe o Claypole e vence com tranquilidade

Hola! Que tal?

Na semana que tem a Primera D como tema, miércoles foi dia de pegar um trem com destino a mais uma cancha alternativa da Gran Buenos Aires. E põe alternativa nisso. O Estádio Juan Antonio Arias ficou conhecido mundialmente por suas linhas tortas. Por lá, agora com as marcações para a nossa tristeza padronizadas, o Liniers recebeu o Claypole para um embate válido pela 21ª rodada da quinta divisão a nível metropolitano.

Liniers x Claypole006
Club Social y Deportivo Liniers. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Liniers x Claypole007
Club Atlético Claypole. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Liniers x Claypole011
Alejandro Porticella foi o referee, auxiliado por Leandro Britez e Gonazalo Martínez. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Para chegar no outrora retorcido campo localizado em San Justo, no partido de La Matanza, nada como o já citado transporte público bonaerense. Tudo bem que o trem que nos levou até a Estación Justo Villegas não era lá muito confortável – pelo contrário, era daqueles antigos, que viajam com suas portas de madeiras abertas -, mas quem sou para reclamar de pagar menos de um real para viajar por toda a Região Metropolitana?

Liniers x Claypole031
Entrada principal do Estádio Juan Antonio Arias. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Liniers x Claypole009
Logo na entrada, há uma placa relembrando o inusitado fato que tornou o estádio conhecido mundo afora. Para a nossa infelicidade, a cancha foi endireitada no ano passado, depois de passar 30 anos assim. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
0012819003
Será que tinha algo errado com a cancha do Liniers? (Imagem: Reprodução/Google Earth)

O genial estádio viu a Topadora – “escavadeira”, em português – militar pelo ascenso em suas idas e vindas entre a Primera C e a D, as duas últimas divisões para os clubes diretamente afiliados à AFA. Na atual temporada, o clube fundado na Capital e hoje radicado em La Matanza luta para retornar à C através do Torneo Reducido, o mata-mata que vale o segundo acesso. Para tanto, precisa reencontrar a vitória após sete jogos sem vencer.

Liniers x Claypole012
A fase não é das melhores e o público refletiu isso. Pouco mais de uma centena de pessoas pagaram ingresso para ver o duelo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Igualmente num mal momento, o Claypole, da localidade homônima localizada no partido de Almirante Brown, vem de cinco derrotas consecutivas e briga com o novato Real Pilar para não ficar na última posição da tabla de promedios e ser obrigado a desfiliar-se. El Tambo, apesar de nunca ter logrado feitos maiores no ascenso – desde 1998 não disputa a Primera C, pela qual jogou apenas nove temporadas -, se orgulha de nunca ter sido desfiliado.

Liniers x Claypole010
As albicelestes bandeiras da Argentina, da AFA e do Liniers tremulando no João Antonio Arias. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Dentro das quatro linhas agora endireitadas, o Liniers aproveitou a fraqueza do adversário para reencontrar o bom futebol. Logo nos primeiros minutos ficou clara a diferença técnica entre os dois quadros. O primeiro arremate, porém, foi dos visitantes: logo após o pontapé inicial, Aranda arriscou do meio da rua e assustou os locais. Mas ficou nisso. Com as rédeas da partida, a equipe celeste abriu o placar aos oito minutos, em cobrança de falta de Vidal desviada por Santiago Szerdi.

Liniers x Claypole017
Szardi desviou a pelota para o gol. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Liniers x Claypole004
Méritos também para o lateral Vidal, que cobrou o tiro libre com perfeição. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Furando com facilidade a defesa rival, a Topadora del Oeste acumulou uma série de chances perdidas: na melhor delas, Vidal, fazendo uma partida perfeita, lançou Basualdo, que ganhou no corpo de Ordoñez, mas isolou. Aos 24, porém, a Liniers não perdoou: o zagueirão colombiano Rosas Quinteros subiu sozinho e escorou a cobrança de corner de Ramón Oso Coronel.

Liniers x Claypole018
Basualdo ganhou a disputa com Ordoñes, mas tentou bater colocado e mandou longe. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Liniers x Claypole005
Rosas Quinteros, o Colombia, subiu mais alto que todo mundo para ampliar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Passado um primeiro tempo que beirou a perfeição, o Liniers voltou para a etapa final disposto a ampliar o marcador. A distância entre as duas equipes pareceu ainda mais acentuada. O Claypole simplesmente não se encontrava na cancha, tornando o arqueiro Germán Cheppi um mero espectador da partida. Do outro lado, seu colega de posição Walter Pitu Romero simplesmente fazia milagres para impedir uma iminente goleada, como nos arremates à queima-roupa de Rosas Quinteros e De León.

Liniers x Claypole021
Pita saiu do gol para dividir com Giménez e evitar o terceiro ainda antes do intervalo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Liniers x Claypole013
O goleiro voltou inspirado para a segunda etapa. Nessa, ele usou todo seu reflexo para defender o arremate de De Léon. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O travessão também parou o time da casa: em mais uma jogada de Vidal, Giménez cabeceou livre, dentro da pequena área, e carimbou o poste. Com a bola no chão, toques rápidos e envolventes e um preparo física superior, o Liniers perdeu um caminhão de gols. Além das chances citadas, foram ao menos quinze oportunidades claras para ampliar criadas pelo time da casa e nenhuma, incrivelmente, convertida em gol.

Liniers x Claypole008
Por mais que tentasse, o Claypole parava na forte marcação do Liniers e sequer conseguiu passar da meia-cancha. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Liniers x Claypole015
A marcação de duplicava para anular o ataque visitante. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Liniers x Claypole002
Szerdi dando o bote certeiro em González. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O terceiro tento só foi sair, curiosamente, depois da única chegada do Claypole em todo o segundo tempo. Foi aos 40, após Galvani ser travado na hora H por Rosas Quinteros, que entregou para Huro Pérez, egresso do banco, sair em contra-ataque, limpar três marcadores com extrema facilidade e bater colocado; o goleiro sequer se mexeu e assistiu a pelota ainda desviar na trave antes de morrer no fundo das redes.

Liniers x Claypole016
Nessa, Szerdi até tentou argumentar, mas não foi poupado da tarjeta amarilla. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Liniers x Claypole020
Pérez atravessou praticamente toda a extensão do campo para enfim marcar o terceiro e dar números finais à peleia. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A equipe de San Justo via seu posto no Reducido ameaçado, mas, com a vitória, conseguiu se firmar de vez dentro da zona de classificação. A Topadora agora tem pela frente um adversário direto, o Central Ballester, na próxima rodada. O Claypole, por sua vez, recebe o Argentino de Merlo com o objetivo de se livrar da incrível sequência de seis derrotas consecutivas que vai colocando o clube cada vez mais próximo do fundo do poço.

Liniers x Claypole001
Os poucos porém fiéis torcedores reconheceram a atuação perfeita do Liniers. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Depois de cobrir apenas equipes filiadas diretamente à AFA, a próxima jornada do Cancheiro muda a chave para as equipes mais interioranas, que disputam o outro lado do ascenso argentino. O destino, dessa vez, será La Plata, cidade que o blog terá como sede a partir desse próximo post.

Hasta luego!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s