Empieza una perigrinación: O Cancheiro estreia na Argentina com vitória do Excursionistas sobre o Deportivo Laferrere

Buenas!

Você achou que não ia ter mais post no blog? Achou errado, boludo! O Cancheiro retorna de suas mais do que devidas vacaciones respirando novos ares. Buenos, eu diria. “O futebol esquecido do Sul do Brasil” era nosso lema até então. Pois bem, ampliamos para o “Sul do Mundo” e cá estamos em terras porteñas para uma temporada mais do que especial.

O objetivo é claro, porém tortuoso: fazer uma verdadeira peregrinação pelas canchas do conurbano bonaerense e, até agosto, tentar trazer o máximo possível de agremiações para essas páginas. Vamos rodar por todo o maravilhoso mundo das divisões de acesso da Argentina, tentando, vez que outra, dar um pulo no interior.

Excursionistas x Laferrere004
La Pampa y Miñones foi o primeiro destino do blog na Argentina. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Tudo começou, enfim, no último domingo, no norte da Capital Federal – a cidade de Buenos Aires, propriamente dita. A pé, saímos da nossa hospedagem provisória em Coghlan e seguimos rumo ao Bajo Belgrano, onde os locais do Excursionistas receberiam o Deportivo Laferrere para mais uma rodada, a 24º, do Campeonato de Primera C da Argentina, o equivalente à quarta divisão para as equipes afiliadas diretamente a Asociación del Fútbol Argentino, em sua grande maioria localizadas na Grande Buenos Aires.

Excursionistas x Laferrere003
Club Atlético Excursionistas. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Excursionistas x Laferrere010
Club Social y Cultural Deportivo Laferrere (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A tradicional equipe do Excursio era um grande sonho de criança. É um daqueles times que a gente acaba simpatizando gratuitamenteTão logo saiu as datas da Primera C, aproveitei a proximidade e incluí o Coliseo del Bajo Belgrano no mapa do blog. A cancha, aliás, se assemelha bastante a outra que já figurou por aqui: o Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre, não só pelo seu gramado sintético, como também pelo estilo simples, encravado em meio a uma metrópole e à sombra de seus vizinhos ricos.

Excursionistas x Laferrere007
La Banda del Nevado se preparando para fazer a festa nas arquibancadas. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Dentro de campo, El Verde não passa por um de seus melhores momentos, figurando na parte inferior da tabla da temporada 2017/18 e vindo de um rebaixamento na Primera B da temporada anterior. Há mais de dez temporadas na mesma divisão, o Laferrere também não vai fazendo uma grande temporada. Ambos figuram nas últimas posições, longe de avançar de fase – e chegar ao Torneo Reducido –, mas com pontuação o suficiente para não cair de divisão através dos promedios – média de pontos das últimas temporadas.

Excursionistas x Laferrere012
Depois de fazer as fotos oficiais, regressei à arquibancada para sentir o tradicional clima de cancha argentino. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Excursionistas x Laferrere014
La base viene fuerte. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O próprio fato de existir o promedio para definir o rebaixado faz com que as equipes, mesmo sem nenhum objetivo na temporada, não entrem de corpo mole nas partidas. Assim, Lafe e Excursio entraram em campo com a típica pegada argentina. Pelo menos uma boa chance foi anotada para cado lado na primeira etapa: Javier Pintos para os visitantes, em cobrança de falta, e Nahuel Arias, para os locais, em arremate da entrada da área.

Excursionistas x Laferrere006
Detalhe para os arqueiros: ambos estavam usando coletes sobre as camisas. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Excursionistas x Laferrere013
No jogo entre duas esquadras alviverdes, até o Verdão do Oeste, nosso velho conhecido aqui do blog, se fez presente nas arquibancadas. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Na volta do intervalo, os de Bajo Belgrano avançaram em busca da vitória e, passados 12 minutos, converteram a pressão em gol: Alan Schonfeld alçou a pelota na área, Nicolás Tauber saiu socando, mas Patricio Roldán rebateu de cabeça, deixando ela viva para o experiente Gustavo Pastor girar e mandar no ângulo.

Excursionistas x Laferrere011
Gustavo Pastor, o segundo atacante clássico, abriu o placar em La Pampa y Miñones. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Excursionistas x Laferrere002
Gustavo Pastor e Gabriel Ferro disputam a pelota no alto. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Com o tento, a hinchada albiberde cresceu e, sob os cânticos de “Excursionistas querido”, os locais chegariam ao segundo, se a bela jogada de Nahuel Arias, que enfiou para Miguel López, não fosse anulada pela arbitragem. Os verdes de Laferrere até tentaram esboçar uma reação, mas pararam na bem postada retaguarda do Excursio e o marcador seguiu no placar mínimo até o apito final de Sebastián Zunino.

Excursionistas x Laferrere020
“Excursio es como la marihuana. Es verde, se planta y te pega” (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Depois do tão esperado début em canchas argentinas, seguimos na Capital com mais uma partida já em vista: o confronto entre os geniais El Porvenir e Argentino de Quilmes, realizado na terça-feira, válido também pela Primera C.

¡Saludos y hasta luego!

Um comentário sobre “Empieza una perigrinación: O Cancheiro estreia na Argentina com vitória do Excursionistas sobre o Deportivo Laferrere

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s