Buenas!
Você achou que não ia ter mais post no blog? Achou errado, boludo! O Cancheiro retorna de suas mais do que devidas vacaciones respirando novos ares. Buenos, eu diria. “O futebol esquecido do Sul do Brasil” era nosso lema até então. Pois bem, ampliamos para o “Sul do Mundo” e cá estamos em terras porteñas para uma temporada mais do que especial.
O objetivo é claro, porém tortuoso: fazer uma verdadeira peregrinação pelas canchas do conurbano bonaerense e, até agosto, tentar trazer o máximo possível de agremiações para essas páginas. Vamos rodar por todo o maravilhoso mundo das divisões de acesso da Argentina, tentando, vez que outra, dar um pulo no interior.

Tudo começou, enfim, no último domingo, no norte da Capital Federal – a cidade de Buenos Aires, propriamente dita. A pé, saímos da nossa hospedagem provisória em Coghlan e seguimos rumo ao Bajo Belgrano, onde os locais do Excursionistas receberiam o Deportivo Laferrere para mais uma rodada, a 24º, do Campeonato de Primera C da Argentina, o equivalente à quarta divisão para as equipes afiliadas diretamente a Asociación del Fútbol Argentino, em sua grande maioria localizadas na Grande Buenos Aires.


A tradicional equipe do Excursio era um grande sonho de criança. É um daqueles times que a gente acaba simpatizando gratuitamente. Tão logo saiu as datas da Primera C, aproveitei a proximidade e incluí o Coliseo del Bajo Belgrano no mapa do blog. A cancha, aliás, se assemelha bastante a outra que já figurou por aqui: o Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre, não só pelo seu gramado sintético, como também pelo estilo simples, encravado em meio a uma metrópole e à sombra de seus vizinhos ricos.

Dentro de campo, El Verde não passa por um de seus melhores momentos, figurando na parte inferior da tabla da temporada 2017/18 e vindo de um rebaixamento na Primera B da temporada anterior. Há mais de dez temporadas na mesma divisão, o Laferrere também não vai fazendo uma grande temporada. Ambos figuram nas últimas posições, longe de avançar de fase – e chegar ao Torneo Reducido –, mas com pontuação o suficiente para não cair de divisão através dos promedios – média de pontos das últimas temporadas.


O próprio fato de existir o promedio para definir o rebaixado faz com que as equipes, mesmo sem nenhum objetivo na temporada, não entrem de corpo mole nas partidas. Assim, Lafe e Excursio entraram em campo com a típica pegada argentina. Pelo menos uma boa chance foi anotada para cado lado na primeira etapa: Javier Pintos para os visitantes, em cobrança de falta, e Nahuel Arias, para os locais, em arremate da entrada da área.


Na volta do intervalo, os de Bajo Belgrano avançaram em busca da vitória e, passados 12 minutos, converteram a pressão em gol: Alan Schonfeld alçou a pelota na área, Nicolás Tauber saiu socando, mas Patricio Roldán rebateu de cabeça, deixando ela viva para o experiente Gustavo Pastor girar e mandar no ângulo.


Com o tento, a hinchada albiberde cresceu e, sob os cânticos de “Excursionistas querido”, os locais chegariam ao segundo, se a bela jogada de Nahuel Arias, que enfiou para Miguel López, não fosse anulada pela arbitragem. Os verdes de Laferrere até tentaram esboçar uma reação, mas pararam na bem postada retaguarda do Excursio e o marcador seguiu no placar mínimo até o apito final de Sebastián Zunino.

Depois do tão esperado début em canchas argentinas, seguimos na Capital com mais uma partida já em vista: o confronto entre os geniais El Porvenir e Argentino de Quilmes, realizado na terça-feira, válido também pela Primera C.
¡Saludos y hasta luego!
[…] cidade da Grande Buenos Aires foi a segunda parada da jornada do blog pelo ascenso argentino. Depois da nossa estreia em canchas porteñas na Capital Federal, terça foi dia de tomar os ferrocarriles com destino a Gerli para mais uma genial contenda […]
CurtirCurtir