Joinville vence Real-DF com autoridade e larga na ponta do grupo 24 da Copinha

Salve!

O segundo dia d’O Cancheiro em solo paulista reservou o município de Tabão da Serra como destino. Em mais uma jornada pela Região Metropolitana – estivemos em Barueri no dia anterior -, outro sulista faria sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Joinville. O adversário veio do Distrito Federal, o antigo Dom Pedro II, hoje simplesmente Real.

Joinville x Real06
O Joinville, do técnico Filipe Mattos, estreou com: Nícolas; Richard, Léo Coltro e Luan (Emerson); Lucas Sum, Willian Pulga (Baianinho), Renan Torquato (Formiga), Murilo e Daniel Soares (Erick); Janderson (Rodrigo Cercal) e João Pedro (Lucas Corrêa). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Joinville x Real07
O Real, comandado por Jean Francisco Rodrigues, foi para a partida com: Henrique; Erick, Muriel, Juan Pablo e Luca; Douglas, Higor (João Neto), Filipe (Maycon) e Luan (Fabrício); João Vitor e Victor Eduardo (Emanuel). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Joinville x Real08
Luiz Renato Cafundó comandou o espetáculo, auxiliado por Luiz Fernando Dias Pereira e Rodrigo Fondatto Rodrigues. Marcelo de Jesus foi o quarto árbitro. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Sediado no município vizinho à Capital, o grupo de Coelho e Leão ainda conta com os anfitriões do Taboão da Serra e os paraibanos do São Paulo Crystal. O Estádio Municipal Vereador José Ferez, mais um para a listinha do blog, teve seus sete mil lugares praticamente lotados na partida preliminar, que terminou empatada.

Joinville x Real33
Estádio lotado para conferir o empate entre Taboão e São Paulo Crystal, gols de Pablo e Lucas. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Em sua terceira participação seguida na Copinha, de um total de dez, o JEC busca ao menos repetir o roteiro de dois anos atrás, quando chegou na terceira fase e caiu para o Ceará, ou ir além e repetir a façanha de 1988, quando alcançou o terceiro lugar. Na edição passada, o Coelho não foi tão além e deixou São Paulo já na primeira fase – no jogo que marcou a eliminação, contra o Paulista de Jundiaí, aliás, O Cancheiro estava lá.

Buscando nova sorte, o Coelho já estreou partindo para cima e, em duas jogadas de linha de fundo, conseguiu construir uma boa vantagem. Na primeira, aos 11, Willian Pulga escapou pela direita, cruzou rasteiro, o zagueirão Juan Pablo tentou salvar de carrinho e, mesmo que involuntariamente, cortou com a mão. Pênalti assinalado por Luiz Renato Cafundó e convertido em gol por Janderson. Quatro minutos depois, o ala Daniel Soares recebeu bola enfiada pela esquerda e, mesmo sem ângulo, conseguiu anotar o segundo.

Joinville x Real12
Janderson bateu firme e abriu o placar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Joinville x Real14
Daniel Soares apareceu de surpresa na linha de fundo e ampliou. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Duas chegadas, dois gols. E foi isso. Após o segundo, o Real enfim se encontrou em campo e conseguiu ficar mais tempo com a posse da bola. O gol de desconto não tardou muito a sair. Aos 23, o centroavante Victor bateu na saída de Nícolas e diminuiu. Passados os primeiros eletrizantes 25 minutos, o jogo seguiu equilibrado e o placar não foi alterado até o intervalo.

Joinville x Real32
Victor foi o autor do primeiro gol do Real na história da Copinha. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Assim como na etapa inicial, o JEC voltou com tudo e precisou de apenas três minutos para ampliar e deixar a equipe mais tranquila no segundo tempo. João Pedro soltou o pé do meio da rua e acertou a forquilha da meta defendida por Henrique, que nada pode fazer. Na base do contra-ataque, os catarinenses ainda transformaram a vitória em goleada após Baianinho receber um belo lançamento pela direita e bater cruzado.

Joinville x Real17
João Pedro já havia tentado acertar seu chute potente em outras duas oportunidades no primeiro tempo. No segundo, precisou de apenas três minutos para afundar as redes de Henrique. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Joinville x Real03
Baianinho marcou o quarto e foi pro passinho. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O filme da primeira etapa se repetiu e o Real só conseguiu levar perigo após sofrer dois gols. Na primeira chegada, Victor ajeitou para João Neto, defronte à meta, que não pegou bem na bola e ela se perdeu pela linha de fundo. Depois, o mesmo Victor teve duas chances: na primeira, parou em Nícolas; no rebote, sem goleiro, ele mandou para o gol, mas Léo Coltro salvou.

Joinville x Real04
Baianinho entrou na segunda etapa e deu trabalho para a defesa brasiliense. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Joinville x Real05
Lucas Corrêa teve a oportunidade de fazer o quinto, mas Henrique fechou bem e salvou. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Do outro lado, o Joinville seguiu apostando nos contra-ataques para dilatar ainda mais o placar. Em um deles, Janderson viu o goleirão adiantado e mandou quase do meio-campo, tirando tinta da trave. O Real respondeu aos 35, quando Fabrício ia invadindo a área, mas foi parado por Léo Coltro. Nova penalidade marcada e igualmente convertida em gol por Douglas, dando números finais à peleja: 4 a 2.

Joinville x Real30
Nícolas acertou o canto, mas a bola foi morrer lá no cantinho. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Joinville x Real31
Mesmo com o placar adverso, Douglas comemorou o tento como se fosse o de empate. Afinal, ter saldo de gols numa fase de tiro curtíssimo como essa é fundamental. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Joinville e Real voltam ao gramado sintético do José Ferez no próximo domingo, quando encaram São Paulo Crystal e Taboão da Serra, respectivamente. Um vitória, independente do placar da outra partida, garante o Coelho na fase de 32 avos-de-final.

O Cancheiro segue suas andanças na Copinha no próximo sábado, quando retorna a Barueri para conferir o duelo entre o Índio Capilé Aimoré e o Rubro-Negro Flamengo.

Até!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s