Em Gerli, Argentino de Quilmes vence El Porvenir e adentra a zona de classificação ao Reducido da Primera C

Hola!

Uma pequena cidade da Grande Buenos Aires foi a segunda parada da jornada do blog pelo ascenso argentino. Depois da nossa estreia em canchas porteñas na Capital Federal, terça foi dia de tomar os ferrocarriles com destino a Gerli para mais uma genial contenda válida pela Primera C. Por lá, no lado pertencente a Lanús – a outra metade da cidade pertence a Avellaneda -, os locais do El Porvenir receberam o Argentino de Quilmes.

El Porvenir x Argentino009
Club El Porvenir. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
El Porvenir x Argentino008
Club Atlético Argentino de Quilmes. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
El Porvenir x Argentino007
Diego Molinelli foi o árbitro, auxiliado por Mariano Brunero e Ezequiel Cuchiarelli. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Saindo da cidade de Buenos Aires, foi incrivelmente fácil chegar à cancha dos blanquinegros. Via metrô, trem e uma caminhada pelo simpático bairro de Gerli Oeste, em uma hora percorri os cerca de 25 quilômetros pela bagatela de 9 pesos, o equivalente a R$ 1,50.

28694474_1425241110938002_1276123245_o
Estación Constituición, a saída, via Ferrocarril Roca, para o sul da Gran Buenos Aires. Detalhe para a flâmula do próprio Porvenir em destaque na banca, à frente, inclusive, dos grandes da Superliga. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
28555582_1423384877790292_217677461_o
Duas estações depois, já chegava na simpática Gerli. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
28640742_1423384854456961_227189428_o
A fachada do Estádio Gildo Francisco Ghersinich, a casa do Porvenir desde os anos 70. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Na parte de baixo da atual tabela e correndo riscos de regressar à Primera D, da qual foi campeão em 2016, o Porve vem se recuperando após a virada de ano. Em 2018, a equipe de Gerli ainda não conheceu a derrota – foram três vitórias e dois empates – e ganhou fôlego para, inclusive, voltar a sonhar com a classificação para o Reducido – o mata-mata que renderá uma vaga extra à Primera B.

El Porvenir x Argentino011
O brasão do El Porvenir sobre a platea do Estádio Gildo Francisco Ghersinich. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Falando em Reducido, só a vitória interessa aos quilmeños para entrar de vez na zona de classificação. Igualmente em boa fase, o Argentino vem de uma sequência de quatro jogos sem perder e chega a Gerli buscando se firmar de vez na disputa pelo acesso ao terceiro nível do futebol argentino, do qual deixou na temporada 2003/04 e nunca mais regressou – passando, inclusive, duas vezes pelo calabouço da Primera D.

El Porvenir x Argentino006
Acostumados com jogos da Primera C em todos os dias da semana, os hinchas blanquinegros compareceram em um número bem razoável. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Além dos bons momentos atuais, El Porve e El Mate dividem outra curiosidade – essa, histórica: ambos são dois dos únicos quatro clubes a disputarem tanto a primeira, quanto a última divisão do futebol argentino. Depois de passar pelo céu nos primeiros anos do profissionalismo e pelo inferno recente, o compromisso dessa 24ª rodada é tratado como chave para indicar o futuro das equipes nessa temporada.

El Porvenir x Argentino002
O detalhe da belíssima pelota usada em todas as categorias do futebol argentino. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

 

Dentro das quatro linhas, foi a esquadra visitante que se impôs na busca de manter sua racha positiva. Tardou apenas 17 minutos para que o ímpeto ofensivo fosse convertido em vantagem no placar. Depois de arriscar em duas oportunidades, o camisa 10 Gustavo Oberman encontrou as redes em um arremate firme de fora da área, que quicou e matou o arqueiro alvinegro.

El Porvenir x Argentino010
O camisa 10 albiceleste foi o responsável por tirar o zero do score. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
El Porvenir x Argentino014
Eficiente na frente e atrás, o Argentino não ligou para o fator visitante e fez um excelente começo de jogo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Apesar da intensidade aplicada, os locais não conseguiam criar com qualidade e ofereciam pouco perigo à meta defendida por Anibal Leguizamón. Do outro lado, os de Quilmes contragolpeavam com uma certa facilidade. Foi só após a parada para hidratação, por volta dos 30 minutos, que o El Porvenir conseguiu transformar a pressão em chance clara de gol, num chute colocado de Alan Seguel, encaixado com tranquilidade pelo goleiro.

El Porvenir x Argentino005
Marcelo Ojeda aproveitou a parada para corrigir as diversas falhas de sua equipe. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
El Porvenir x Argentino004
Ainda que melhor ofensivamente, os locais seguiram parando na eficiente retaguarda visitante. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Na volta para a segunda etapa, pouca coisa mudou no panorama da partida. Novamente foi o Mate quem chegou primeiro. E dessa vez de forma curiosa: o arqueiro Leguizamón deu um bago para frente e, aproveitando as diminutas dimensões da cancha, quase encobriu o colega de posição rival. Passado o susto inicial, o El Porvenir voltou a deter a posse da pelota e pressionar, mas sem a lucidez para buscar o empate. Para piorar a situação, a equipe albiceleste chegou ao segundo quando já eram passados os 40 minutos, em um arremate cruzado de Gabriel Tellas, e deu números finais à peleja.

El Porvenir x Argentino003
Uma solitária bandeira tremulava na platea local. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
El Porvenir x Argentino013
A limitada equipe alvinegra, porém, não conseguiu furar a barreira adversária e conheceu sua primeira derrota em 2018. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Sob protestos da torcida, o El Porvenir conheceu, dentro de seus próprios domínios, o primeiro revés no ano e se distanciou do Reducido. O Argentino de Quilmes, pelo contrário, adentrou de vez a zona e, já na próxima fecha, tem uma excelente oportunidade de se firmar por lá, já que recebe o lanterna e rival Berazategui. O El Porvenir, por sua vez, vai a Ensenada para medir forças com o Defensores de Cambaceres.

El Porvenir x Argentino012
Atrás do arco, o hincha solito deu voz às reclamações de toda a torcida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Já os rumos do blog na Gran Buenos Aires nos levam, agora pela Primera D, à Villa Soldati, na Capital. Mais duas agremiações aparecerão pela primeira vez – obviamente – por essas páginas. Nossas andanzas pelo ascenso estão apenas começando.

Hasta la próxima parada!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s