Avaí goleia o Rio Branco, avança de fase e se despede de Guarulhos com 100% de aproveitamento

Salve!

A jornada d’O Cancheiro pela Copinha não poderia deixar a outra equipe florianopolitana de fora. Depois de acompanhar a classificação do Figueira na Mooca, segui pela Grande São Paulo e, na quarta, acompanhei o Avaí em Guarulhos. Curiosamente, a segunda cidade mais populosa de São Paulo já havia sido visitada pelo blog dois meses atrás, na cobertura da última rodada do Sul-Brasileiro de Amadores. Dessa vez, a cancha copada foi a do Flamengo, onde a esquadra azurra enfrentou o Rio Branco do Acre.

avai-x-rio-branco13
O Avaí, do técnico Fabrício Bento, jogou com Leo Lopes; Guga, Fabian, Rildo e Vitinho; Menezes, Wesley (Juninho), Lineker (João Victor) e Vinicius; Filipe Renan (Jefferson) e Getúlio (João Paulo). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
avai-x-rio-branco11
O Rio Branco, comandado por Vanderson dos Santos, jogou com Thiago; Juninho, Reginaldo, Diego (Alemão) e Nael; Vicente, Caio (Ivo Gois), Carioca (Pepê), Rocha e Nego; Fernando (João Paulo). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
avai-x-rio-branco16
Trio composto por Robson Silva Santos, Hélio de Sá e Haislan Alves de Moraes. Felipe Barros foi o quarto árbitro. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O time acriano conseguiu a façanha de se classificar no grupo de Barueri, que ainda contava com Santos, Audax e Floresta, do Ceará – e ainda tirou onda nas redes sociais. As duas equipes paulistas, com históricos de sempre apostarem nas categorias de base, ficaram no empate na última rodada, deixando o caminho aberto para o Rio Branco buscar a classificação com uma goleada de 5 a 1 sobre o até então surpreendente Floresta. Pior para o Audax, que acabou ficando de fora pelo saldo de gols.

Em Guarulhos, o Avaí teve uma vida mais tranquila para chegar ao mata-mata. Após a vitória magra na estreia, contra a Desportiva Paraense, o time catarinense goleou os dois representantes locais, Guarulhos e Flamengo, por 4 a 1 e se classificou em primeiro, com 9 pontos e a sexta melhor campanha da primeira fase.

avai-x-rio-branco18
O Ninho do Corvo lembra bastante alguns estádios interioranos do Sul do Brasil. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Franco favorito, o Avaí não conseguiu mostrar um bom futebol no primeiro tempo, chegando ao ataque na velocidade de Vinícius Baiano e Filipe Renan, mas pecando na hora H. O Rio Branco, apostando nos contra-ataques, até chegou a pressionar por alguns minutos. Nego – que não é o do Borel – recebeu duas vezes pela entrada da área, puxou para dentro e arriscou: a primeira saiu à esquerda e a segunda foi por cima. Quando o Rio Branco parecia melhor, o Avaí respondeu; Liniker recebeu pela esquerda e, num toque genial de três dedos, deixou Getúlio na cara do gol, mas a finalização foi para fora.

avai-x-rio-branco23
Baiano e Junior comeram terra, literalmente, na disputa pela bola. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O segundo tempo seguiu com a superioridade avaiana. Agora com mais espaços, o Avaí quase abriu o placar aos sete, quando, após uma bela troca de passes, Baiano fez o pivô e deixou para Lineker chegar batendo, mas a pelota caprichosamente encontrou o pé da trave. A resposta acriana veio em outro chute de Nego, dessa vez em cobrança de falta, mas a bola desviada passou raspando a trave.

avai-x-rio-branco20
Thiago fechou bem o ângulo e impediu o gol de Baiano. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O placar enfim foi aberto aos 21. Baiano puxou o ataque pelo meio, abriu para Guga cruzar à meia altura e Getúlio chegar guardando de cabeça; Thiago tocou nela, mas não foi o suficiente para afastar. Um minutos depois, quando o Rio Branco ensaiava uma recuperação, a defesa deu bobeira e, após um chutão do Avaí, deixou João Paulo receber sozinho, driblar o goleiro e entrar com bola e tudo.

avai-x-rio-branco3
João Paulo parou sobre a linha, ainda se certificou mais de uma vez se estava impedido, e rolou para o gol. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
avai-x-rio-branco21
Gurizada do Avaí comemorou dois gols em dois minutos. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Baiano, o nome do Avaí no jogo, seguiu com uma boa atuação. Aos 30, novamente em jogada de pivô, ele deu de calcanhar para Juninho, que devolveu o presente, mas o goleiro Thiago saiu bem para fechar o gol. Dez minutos depois, Baiano recebeu pelo meio, podia finalizar, mas entregou para João Victor bater na saída do goleiro e fechar o placar: 3 a 0.

avai-x-rio-branco26
João Victor bateu de curva, na saída de Thiago, e deu números finais à goleada. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
avai-x-rio-branco2
Parecia jogo na Costeira. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mesmo com a derrota, o Rio Branco fará os 3500 quilômetros de volta para casa de cabeça erguida por ter se classificado de forma inédita e em um grupo complicadíssimo. O Avaí segue adiante e, na segunda fase, pega o Santos. A julgar pela campanha santista – oito pontos em quatro jogos – e pelo fato de que eles empataram sua partida contra o mesmo Rio Branco, na primeira fase, não seria um absurdo colocar o Avaí como favorito à vaga nas oitavas.

A distância percorrida pelo Rio Branco para chegar a São Paulo é semelhante a que O Cancheiro fez durante essa última semana. Saindo de Floripa, passamos por São José dos Campos – em três oportunidades -, Jundiaí, Capivari e São Paulo. No total, voltamos a Santa Catarina com 3300 quilômetros percorridos. Toda essa jornada, por mais louca que tenha sido, foi totalmente gratificante. Ao todo, foram cinco canchas novas e dez times inéditos por aqui.

Ainda no caminho de volta para a Ilha da Magia, O Cancheiro fez mais uma paradinha, dessa vez já em solo barriga verde. Confira nos próximos capítulos.

Até logo!

2 comentários sobre “Avaí goleia o Rio Branco, avança de fase e se despede de Guarulhos com 100% de aproveitamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s