Com um a mais no segundo tempo, Avaí derrota o Atlético Tubarão e se classifica no sub-20

Salve!

Seguindo os planos de fazer coberturas locais na semana que passou, O Cancheiro descolou um jogo na Ressacada, numa bela tarde de quinta-feira, entre as duas semifinais do Municipal. Na única cancha profissional da Ilha, Avaí e Atlético Tubarão entraram em campo pressionados por um resultado bom para seguir adiante no Catarinense Junior.

De certa forma mais prestigiado em 2015, o futebol de base não deixou de ser totalmente acompanhado pelo blog. Ano passado, relatamos duas partidas do Leão sob seus domínios: uma vitória no estadual sobre o Inter de Lages e a eliminação na Copa do Brasil para o Flamengo. Já em 2016, a Ressacada igualmente foi o destino por duas vezes: derrota para a Chape e vitória sobre o Metrô, no campo suplementar, ambas pela Copa SC Sub-20. Os juniores do Atlético Tubarão, por sua vez, fazem sua estreia aqui.

Avaí Futebol Clube
O Leão, treinado pelo ex-zagueiro Fabrício Bento da Cunha, subiu ao campo da Ressacada com Léo Lopes; Guga, Rildo, Fabian e Cristiano (Pedrinho); Menezes, João Victor (Welder), Juninho (Pequeno) e Lineker (Getúlio); Filipe Renan (Jefferson) e Vinícius Baiano (Ayrton). (Foto do sempre parceiro Alceu Atherino, do Avaí)
Clube Atlético Tubarão
O Tubarão, comandado pelo italiano Rafaelle Messina, jogou com Wesley; Fabrício (Bartell), Luis Gabriel, Agnaldo e Alexandre; Higor, Rafael, Dudu (Lucas), Alvaro (Marquinhos) e Israel; Gabriel (Moura). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
avai-x-atletico-tubarao18
Trio feminino composto por Charly Wendy Deretti, Jennifer Cassiane Soares e Bruna Cristina Correia Silva. Assis da Silveira foi o quarto árbitro. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Em relação a tabla de classificação, a pressão maior estava do lado dos visitantes. Uma derrota impossibilitaria que o Atlético alcançasse o G4. Com 14 pontos, a equipe do Sul estava a quatro do Figueirense antes de começar a rodada. Em relação ao time do Estreito, o Avaí, terceiro colocado, tinha apenas um pontinho de vantagem.

Charly Wendy Deretti
No comando da partida, Charly Wendy Deretti, da Liga Joinvilense, não deixou a gurizada se impor. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Sem margens para a derrota, a cautela de ambos os lados tomou conta de toda a primeira etapa. O Tubarão, com um 4-2-3-1 moderno-mas-nem-tanto,  passou os 45 minutos iniciais estudando as ações do Avaí e raramente levando perigo ao gol adversário. Quando chegou, porém, esteve mais perto de abrir o placar em chutes de Dudu, de fora da área. O Leão respondeu em algumas finalizações mascadas de Vinícius Baiano e Lineker.

avai-x-atletico-tubarao20
Gol. Só assim para aparecer um pela Ressacada no primeiro tempo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Na volta do intervalo, a árbitra Charly Wendy Deretti chagou a conclusão que o jogo estava muito murrinha e decidiu dar mais de emoção para a partida. Com dois minutos de bola rolando, ela apresentou o vermelho direto para o lateral Alexandre, do Atlético Tubarão. Agora com mais liberdade para jogar, aos poucos o Avaí foi tomando conta da partida, principalmente pelo lado defasado da defesa tubaronense.

avai-x-atletico-tubarao12
Com um a mais desde o comecinho da segunda etapa, o Avaí pressionou em busca do primeiro gol. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

E a bola não demorou para entrar. Aos 7, após chute de fora da área de Welder, a pelota caprichosamente bateu no travessão e se ofereceu na medida para Filipe Renan completar para as redes. Após o gol, a porteira tubaronense se escancarou. Tanto é que, cinco minutos depois, Vinícius Baiano saiu driblando todo mundo, inclusive o goleiro Wesley, mas chutou fraquinho, dando tempo de Higor tirar com um carrinho preciso.

avai-x-atletico-tubarao9
Welder arriscou e mandou no travessão. A bola ainda desviou e ia encobrindo o goleirão Wesley. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
avai-x-atletico-tubarao10
Filipe Renan pegou o rebote, olhou para o gol e não desperdiçou. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Com um a menos, o Tubarão não conseguia chegar próximo à meta azura. Do outro lado, o Avaí tinha facilidade para adentrar a área, mas parava na boa atuação do goleiro rival. Atuação que foi, de certa forma, apagada aos 35. Vinícius Baiano mais uma vez teve liberdade para avançar e novamente arriscou fraco, dessa vez de fora da área, mas Wesley não conseguiu espalmar.

avai-x-atletico-tubarao15
Após a expulsão, Baiano teve mais espaço para jogar. O atacante já é um dos jogadores com mais passagens aqui pelo blog: esteve em todas as cinco partidas relatadas do Avaí. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Satisfeito com o placar que lhe concedia a classificação adiantada, o Avaí mudou mais da metade da equipe – seis substituições -, dando chances para a gurizada do banco. Ainda assim e mesmo com a pressão do Peixe no final, o placar não se alterou. Como se fosse um mata-mata, o Avaí saiu classificado para as semis e o Atlético Tubarão deixou a Ressacada eliminado da competição.

avai-x-atletico-tubarao16
O Tubarão também mudou metade de sua equipe. Moura foi um dos que entrou, mas nada pôde fazer para mudar o destino da partida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Ao Leão da Ilha resta a definição de sua posição dentro do G4. Na última rodada, contra o Joinville, uma vitória pode colocar a equipe na vice-liderança – e com a o benefício de decidir a semifinal em casa. Já uma derrota por três ou mais gols de saldo deixaria o time da Capital em quarto e o Coelho em terceiro. Ao Tubarão, resta cumprir tabela contra o Figueirense, na cidade vizinha de Treze de Maio. Ambas as partidas marcadas previamente para a próxima quinta, às 15h30 – confira a tabela.

Galeria de fotos de uma tarde de quinta na Ressacada:

Depois da estreia – tardia – nessa edição do Catarinense Sub-20, O Cancheiro deverá seguir acompanhando a competição em suas fases decisivas. Antes disso, no final de semana, voltamos nossas atenções ao futebol amador da Ilha da Magia.

Fique ligado e aquele abraço!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s