Avaí domina Metropolitano e segue vivo na Copa SC Sub-20

Opa!

Voltamos à Ilha da Magia para mais um compromisso pela copinha sub-20. Ao lado da Ressacada, no seu Centro de Formação de Atletas, a gurizada do Avaí recebeu o Metropolitano. Válida pela sexta rodada da Copa SC, a peleja foi disputada em uma manhã ensolarada, porém fria, de sábado.

Avaí x MetroCSC_0128
O Avaí adentrou o campo do CFA com: Wagner; Foguinho, Eduardo, Maurício e Fabian; Wesley, João Vítor, Liniker e Michel; Filipe Renan e Vinícius Baiano. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avaí x MetroCSC_0127
O time de Blumenau começou com: Igor; Riba, Toti, Maurício e Rodolfo; Valdir, Elber, Heder e Bruninho; Baiano e Beto (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O Verdão do Vale faz sua estreia em partidas oficiais n’O Cancheiro – no início do ano, relatei um jogo-treino dos profissionais contra o Atlético Itoupava. Já a equipe azurra não é nenhuma novidade por aqui. Nessa Copa SC, mesmo, presenciei uma derrota do Avaí para a Chapecoense em casa, só que do lado de dentro da Ressacada.

Avaí x MetroDSC_0056
Quem sabe, em um futuro não muito distante, um desses guris não esteja brilhando do lado de dentro da Ressacada? (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Aquela partida contra o outro Verdão, o do Oeste, marcou a primeira derrota avaiana na competição e, desde então, a equipe não se encontrou mais em campo, perdendo no Sul para Atlético Tubarão e Criciúma e empatando em casa com o Marcílio Dias. No total, o Avaí somou quatro pontos nas cinco primeiras partidas. Três a menos que o Metropolitano, que vem de uma campanha irregular, com duas vitórias, duas derrotas e um empate.

A proximidade entre as equipes foi um ingrediente a mais para a partida, pois o Avaí precisava da vitória para empatar em pontos com o Metrô e manter acesas as chances de classificação às semifinais. Dessa forma, os mandantes começaram melhor, finalizando com perigo e até colocando uma bola na trave na primeira meia hora.

Avaí x MetroCSC_0112
Jogo começou pegado, mas com o Avaí levemente melhor tecnicamente. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O Metrô equilibrou e, na base da pressão e do bom toque de bola, também oferecia perigo ao Avaí. Bruninho, após um começo apagado, chamou o jogo para si e teve boas chegadas à linha de fundo, além de fazer triangulações com Heder e Baiano; o problema era o último passe, que dificultava a vida do centro-avante Beto. O camisa 10 Bruninho, aliás, foi fisgado do futebol amador pelo técnico Egídio Beckhauser para compor o elenco dessa copinha  – ambos já pintaram por aqui defendendo as cores do Atlético Itoupava, melhor equipe de Blumenau em 2015.

Avaí x MetroDSC_0049
Bruninho é o primeiro jogador a aparacer por duas categorias diferentes n’O Cancheiro: no amador pelo Atlético Itoupava e nos juniores pelo Metropolitano. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Quando a partida se encaminhava para o intervalo, com a equipe de Blumenau levemente melhor, Vinícius Baiano matou um baita lançamento no meio dos dois zagueiros. O artilheiro da copinha, de atuação apagada até então, tentou bater na saída de Igor, mas o goleiro fez uma baita defesa; no rebote, o mesmo Vinícius apareceu para completar.

Avaí x MetroCSC_0120
Vinícius Baiano bateu, o goleiro Igor salvou… (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avaí x MetroCSC_0119
…, mas, no rebote, Baiano não perdoou… (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avaí x MetroCSC_0117
…e correu para o abraço. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Com o placar finalmente inaugurado, o Avaí fez questão de segurar e jogar de forma astuta na segunda etapa. Com a posse de bola, a gurizada azurra dominou as ações, obrigando o Metrô a sair no contra-ataque para buscar o empate – em uma das fugidas verdes, Heder rolou para Baiano, mas a finalização passou raspando o travessão.

Avaí x MetroCSC_0113
Wagner pouco trabalhou durante a partida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A vida do Avaí ficou ainda mais fácil aos 20 minutos. O incansável Viny Baiano ia invadindo a área, quando foi agarrado por Elber, que quase o deixou sem camisa. A falta clara rendeu o segundo amarelo para o meia blumenauense e um desfalque para o Metrô – por reclamação, o técnico Egídio Beckhauser também acabou sendo convidado a se retirar.

Avaí x MetroCSC_0097
O eterno Cesar Paulista assumiu a casamata do Metropolitano (como sempre) após a expulsão do treinador Egídio Beckhauser. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Com um a mais, o Avaí manteve a postura ofensiva em busca do segundo gol e dominou com tranquilidade o segundo tempo. O Metropolitano só voltou a oferecer perigo no final da partida. Uma verdadeira blitz verde se sucedeu nos últimos cinco minutos. A entrada de Alemão pela direita contribuiu para deixar a zaga e o goleiro Wagner atordoados, mas aliviados após o apito final de Adriano Previdi.

Avaí x MetroCSC_0103
Alemão deu uma cara nova ao Metrô, buscando os ataques pela direita. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O 1 a 0 deixou as duas equipes emboladas no meio da tabela, com a mesma pontuação e até o mesmo saldo. O Metrô leva vantagem apenas nos gols prós, com 9, contra 8 do Avaí. Faltando três rodadas, as duas equipes se encontram a três pontos do Figueirense, quarto colocado e último classificado. Ambos ainda terão o confronto direto contra o alvinegro da Capital: a equipe de Blumenau em casa, no próximo final de semana, enquanto o Avaí faz o clássico daqui a duas semanas, no CT do rival – antes disso, o Avaí recebe o Guarani na próxima rodada (confira a tabela aqui, com destaque para os jogos já relatados).

Avaí x MetroCSC_0098
A união avaiana garantiu a segunda vitória e deixou o time vivo no competição. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Galeria com fotos da gurizada:

Rádio Web EsportivaDSC_0093
A Rádio Web Esportiva vem acompanhando o Metrô em todas as partidas da Copinha. É a primeira vez que presencio cobertura de rádio em partidas das categorias de base. E uma bela cobertura, diga-se de passagem. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Devido a fatores alheios à vontade, O Cancheiro mais uma vez deixa a Interligas de lado (é, a competição não ficou em boas mãos, como previra o Desprovidos) e só volta no final de semana que vem. O destino deverá ser o mesmo que o ônibus do Metrô tomou após a partida desse sábado. Fique ligado!

Um comentário sobre “Avaí domina Metropolitano e segue vivo na Copa SC Sub-20

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s