Mais uma vez cá estamos fazendo a cobertura do futebol amador de Santa Catarina. Dessa vez, não me restringi ao futebol praticado na Ilha e fui até a vizinha Palhoça conferir uma peleia do Municipal de lá, que está chegando em sua reta final. A grande partida desse sábado envolvia os dois clubes que ainda brigavam para não cair: Noroeste e Liverpool (não, não é nenhum confronto da imaginação non-sense entre o time de Bauru e o da terra dos Beatles). O jogo era válido pela penúltima rodada dos pontos corridos, que havia sido adiada do último final de semana, por causa da chuva.



Mais uma vez a chuva – sempre ela – atrapalhou meus planos e não pude ir ao Vale do Itajaí, onde assistiria uma rodada completa do Municipal de Timbó. Sendo assim, fiquei aqui pela Grande Florianópolis e fui até a casa do Noroeste, no bairro Passa Vinte, em Palhoça, acompanhar as duas desesperadas equipes, que não venceram uma só partida até então. A situação do Noroeste, em especial, era ainda mais desesperadora, pois o time era obrigado a vencer. Para o Liverpool, havia a possibilidade de empatar, mas aí dependeria de um – provável – revés do Noroeste frente ao João Paulo II na última rodada.

Precisando do resultado à toda custa, o time da casa tratou de pressionar os visitantes desde o começo. Aliado à pressão do adversário, o campo enlameado atrapalhava muito a saída de bola do Liverpool. Com menos de 15 minutos, dois chutes de Ricardo e Diego Schmitt assustaram o goleiro Bruno.

O gás inicial do Noroeste não durou muito. Aos poucos, o Liverpool se encontrou em campo e começou a dominar a partida. A primeira boa chance dos visitantes veio aos 23, em chute de fora de área de Vini, espalmado por Beto. A boa defesa foi compensada no lance seguinte, quando o arqueiro se atrapalhou para pegar uma cobrança de escanteio e quase deixou a bola passar para as redes. Apesar disso, o goleirão do Noroeste merece uma nota especial: ele já foi eleito “bola cheia” do Fantástico!

Aos 31, Beto salvou mais uma, mas essa foi no susto. Nandica recebeu belo lançamento e finalizou colocado; a bola bateu na trave e voltou nas costas de Beto, mas o goleiro conseguiu se recuperar e salvou ela quase em cima da linha. Pouco tempo depois, Natan recebeu outro lançamento nas costas da desligada defesa do Noroeste, cortou o zagueiro Gema, mas bateu em cima de Beto. As chegadas do time do Passa Vinte se resumiam a bolas paradas e chuveirinhos na área, que pouco assustaram a defesa do Liverpool.


A segunda etapa, assim como a primeira, contou com uma pressão inicial do time da casa. Mas novamente a equipe cansou e cedeu espaços para o adversário. O Liverpool, ciente da fragilidade da defesa do Noroeste em lançamentos, voltou a aproveitar a jogada, de modo que, aos 12, Nathan ficou cara a cara com o goleiro, deu um toque na frente e claramente se jogou, caracterizando um lance digno de amarelinho, mas que o folclórico árbitro Irani Valente ignorou. Logo depois, Nandica recebeu outro lançamento, dribou o goleiro e, quanto ia abrir o placar, teve sua jogada anulada devido a um duvidoso impedimento.

O marcador foi enfim inaugurado aos 16, quanto Nathan avançou pela esquerda, perdeu a bola, mas acreditou na jogada e conseguiu rolar para Nandica, livre no meio da área, chegar batendo. Com o placar desfavorável e a obrigação de vencer, o Noroeste foi para o ataque, deixando sua zaga ainda mais aberta. Bom para o Liverpool, que, 9 minutos depois do primeiro gol, praticamente matou o adversário. O lateral-direito Fábio avançou pelo meio e rolou para Nathan; o destaque da partida só teve o trabalho de aparar a bola e bater da entrada da área para o gol.

A partir de então, o Liverpool passou a ter todo o espaço do mundo para atacar, mas só quis saber de administrar o resultado e conter as raras chegadas com perigo do Noroeste. Só lá pelo final da partida que o time da casa conseguiu finalizar algumas de suas jogadas, em sua maioria de bolas paradas, mas a bola teimou em não entrar, sacramentando o destino do time que havia perdido todas suas partidas na Primeira Divisão.

O Noroeste, que vinha de uma boa campanha no ano passado, se juntará ao Gaviões de Ouro, clube desistente, na disputa da Segunda Divisão do ano que vem. No lugar deles, Cruzeiro do Sul e Catarinense disputarão a elite palhocense. Ainda assim, o clube do Passa Vinte entra em campo na última rodada apenas para cumprir tabela contra o João Paulo II, time que precisa do resultado para se classificar às semifinais. Já para o Liverpool, essa partida marcou a despedida e única vitória em todo o campeonato, já que o time do Aririú da Formiga folga na última rodada.

O final de semana ainda não acabou para O Cancheiro. Esse domingo tem mais. A partida dessa vez será um pouco mais ao sul de Palhoça, na bela Garopaba. Fique ligado!