Em final amigável, Eldorado faz jus à melhor campanha, derrota o Grêmio e ergue o troféu da Segundona Palhocense

Dale!

Final de semana com decisões matutinas aqui no blog. Depois de copar o Gigante da Beira-Rio na manhã de sábado, abreviei minha estadia em solo gaúcho para atender um convite daquelas irrecusáveis: conferir o duelo entre Eldorado e Grêmio Palhocense, a finalíssima da Segundona de Palhoça.

Eldorado x Gremio Palhocense1
O Eldorado, do técnico Djone Kammers, jogou a final com: Deivid; Romarinho, Fábio Fidélis, Roger e Wagner; Marquinhos (Júlio), David, Itauê (Carlinhos) e Jube (Guilherme); Manoel (Bruninho) e Bruninho Abdala (Wander). (Foto: Matheus Pereira/Desprovidos de Fama)
Eldorado x Gremio Palhocense2
O Grêmio Palhocense adentrou o gramado do Renato Silveira com: Rafael; Richard, Deivid, Alisson e Matheus Silveira (Matheus Cunha); Wilian, Diego Padilha (Ricardo), Cley (Maicon) e Will (Diego Ribeiro); Anderson Colaço e Rulit (Aldo). (Foto: Matheus Pereira/Desprovidos de Fama)
Eldorado x Gremio Palhocense4
Anderson Luiz de Lima comandou o espetáculo. Eduardo Schmitt e Cristian Junges Delfino o auxiliaram. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Tal convite partiu do parceiraço e onipresente Djone Kammers, técnico do Eldorado. Em seu quinto trabalho acompanhado pelo blog – os outros foram por Grêmio Cachoeira (Florianópolis), Itinga (Tijucas), Campinense (Garopaba) e Floresta (Pomerode) -, ele fez uma campanha irrepreensível à frente da esquadra do Jardim Eldorado. Em sete partidas, foram cinco vitórias, incluindo um 3 a 0 contra o adversário da final, e dois empates, ambos contra o SPC.

Eldorado x Gremio Palhocense31
Fábio Fidélis é um dos jogadores de confiança de Djone Kammers. Ele esteve na recente conquista do Floresta na forte Liga Pomerodense. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Com números bem mais modestos, o Grêmio surgiu como a grande surpresa do acesso. Na fase classificatória, a equipe conseguiu apenas um triunfo. Já pelas semifinais, a vaga na elite veio após uma escalação irregular do Noroeste. Vale lembrar que o Tricolor da Ponte do Imaruim havia vencido a partida de ida dentro de campo, provando que sua presença na decisão não era nenhum absurdo.

Eldorado x Gremio Palhocense19
Um bom número de torcedores do Eldorado se fez presente nas arquibancadas do Renato Silveira. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Depois de deixar o também parceiraço Matheus Desprovidos Pereira no Renato Silveira, saí a cata de um cartão de memória por Palhoça, em plena manhã de domingo. Com uma certa agilidade, achei tal acessório indispensável e retornei à cancha do Guarani, adentrando-a no exato momento em que um hino de estrelas e flores era reproduzido – o de Santa Catarina, para quem não conhece. É a quinta vez que vou ao principal estádio palhocense e, curiosamente, nenhuma foi para cobrir partidas profissionais – a última, inclusive, foi a final de Segundona do ano passado, entre Atlântico e Bela Vista.

Eldorado x Gremio Palhocense3
No primeiro encontro entre os finalistas, durante a primeira fase, deu Eldorado: 3 a 0. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Passado o protocolo, a pelota enfim rolou pelo excelente relvado do Bugre Palhocense. E não tardou para que ela encontrasse seu glorioso caminho, o das redes. Exatos cinco minutos, quando Romarinho tabelou com Itauê e tocou na entrada da área para Bruninho Abdala, que só teve o trabalho de girar e bater de canhota; a bola ainda beijou a trave e morreu no fundo do arco gremista.

Eldorado x Gremio Palhocense6
Enquanto Alisson lamenta, Itauê e Bruninho comemoram o primeiro tento ao fundo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O Verdão do Jardim Eldorado, depois daquele café-da-manhã esperto antes da preleção que ocorreu em sua sede, seguiu ligadíssimo na partida e precisou de apenas outros cinco minutos para ampliar. Após jogada de Bruninho, Jube recebeu fora da área, ajeitou para a canhota e desferiu um pombo-sem-asa, perfazendo uma trajetória esquisita no ar e surpreendendo o arqueiro Rafael, que até espalmou, mas não firme o suficiente para tirar do gol.

Eldorado x Gremio Palhocense10
Jube e Bruninho destruíram nos dez primeiros minutos. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense11
Na comemoração, Jube imitou uma abelha… (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense12
…e os jogadores se estiraram no campo, fazendo referência ao enxame de abelhas que invadiu o gramado durante a partida entre Eldorado e SPC, nas semifinais. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O 2 a 0 relâmpago foi a prova do imenso favoritismo do Eldorado. O setor ofensivo, apoiado pelas boas subidas dos laterais Wagner e Romarinho, simplesmente amassava o adversário. Dessa vez sem esperar mais cinco minutos, o Verdão saiu na cara do gol com Bruninho, que fez fila aos trancos e barrancos, mas o último toque saiu um pouco fora de seu alcance e parou nos braços de Rafael.

Eldorado x Gremio Palhocense13
Bruninho destrinchou a defesa com facilidade e saiu na cara de Rafael. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense7
Wagner aproveitava a avenida que tinha no lado esquerdo e aparecia constantemente no ataque. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O Grêmio, por sua vez parecia ter entrado desligado, sem aquela dose de cafeína matutina. Prova disso foi uma jogada de lateral, em que a defesa ficou assistindo Wagner arremessar rapidamente para Itauê, que rolou para Bruninho bater colocado e o arqueiro gremista encaixar. Pouco depois, o imparável Bruninho recebeu nas costas da zaga e, dentro da pequena área, foi travado na hora H por Alisson.

Eldorado x Gremio Palhocense22
Alisson salvou de carrinho. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Depois das entradas de Diego Ribeiro e Ricardo, a esquadra tricolor foi se encontrando em campo. O Eldorado, dado o terrível calor que fazia – assim como no jogo de sábado, também tivemos parada para reidratação em pleno inverno -, também tirou um pouco o pé. Com mais espaço, o Grêmio teve sua melhor chance aos 40, quando Richard observou Deivid adiantado e arriscou do meio da rua, acertando a quina da trave. Prontamente, o Eldorado respondeu com Itauê, que pegou firme de esquerda, mas Rafael voou para catar.

Eldorado x Gremio Palhocense26
Itauê é mais um do bonde do Grêmio Cachoeira que Djone levou para o Eldorado. Além dele, Roger, David, Wagner, Carlinhos, Abner, André, Romarinho e Kleyffer (que não jogou a final por ter compromisso pela Liga de Rio do Sul) também tiveram passagens recentes pelo Tricolor da Cachoeira do Bom Jesus. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Enquanto o sol se decidia se continuava nos infortunando ou se escondia entre as nuvens, a bola voltou a rolar para a segunda etapa. E a presença no nosso astro-rei nem foi necessária para a partida, que já parecia decidida, esquentar dentro das quatro linhas. Aos três minutos, Anderson Colaço recebeu uma bola enfiada pela direita e, mesmo sem ângulo, bateu rasteiro para o fundo das redes.

Eldorado x Gremio Palhocense50
Anderson Colaço pegou a bola e levou até o meio de campo para dor prosseguimento à partida o mais rápido possível. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Aquela superioridade do Eldorado havia ficado na primeira etapa. O que se viu no começou da segunda, pelo contrário, foi um Grêmio mais incisivo e com uma marcação alta. Dessa forma, aos 20, Anderson Colaço roubou de Bruninho – não o Abdala, mas sim o egresso do banco – e deu um passe na medida para Rulit, que chegou batendo no travessão.

Eldorado x Gremio Palhocense34
Rulit mandou no travessão a chance de empatar a disputa. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Em seu melhor momento no jogo, o Grêmio Palhocense não contava com o quão cruel poderia ser o futebol. O Eldorado, com uma pinta copeira, contragolpeou logo após a bola na trave. Bruninho Abdala, o do Santinho, avançou pela esquerda lançou para o seu xará Bruninho, o de Palhoça, que dominou tirando de dois marcadores e bateu na saída de Rafael.

Eldorado x Gremio Palhocense35
Bruninho, o palhocense, sai para o abraço, naquele que seria o gol que confirmou o título. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Notadamente, o Tricolor sentiu o baque do terceiro gol. Toda aquela empolgação pela proximidade com o empate dissipou-se. Com o seu principal objetivo no certame já alcançado – o acesso, obviamente – o Grêmio não buscou mais o jogo. O Eldorado, por sua vez, soube administrar bem o placar, deixando os 25 minutos finais, mais os intermináveis cinco de acréscimos, desprovidos de qualquer emoção – literalmente falando, pois a última jogada que eu anotei foi a do terceiro tento esmeraldino.

Eldorado x Gremio Palhocense36
Djone aproveitando a parada técnica para fazer os últimos ajustes no quase campeão Eldorado. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense16
Apesar de uma ou outra entrada mais forte, Anderson Luiz de Lima não precisou aplicar NENHUM cartão amarelo. Isso mesmo, essa foi provavelmente a final mais limpa da história do amador palhocense. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Quando enfim Anderson Luiz de Lima soprou seu apito pela última vez, a festa irrompeu no gramado do Renato Silveira, coroando a irretocável campanha da esquadra do Jardim Eldorado. Desde 2014 longe da elite, da qual o clube possui um título e nove vices, o Eldorado volta por cima, com direito a mais um troféu erguido e, é claro, uma baita comemoração em sua sede.

Eldorado x Gremio Palhocense38
André correu para abraçar o professor assim que terminou a partida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense40
Djone fez questão de ressaltar a grandeza do Eldorado. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense39
A selfie do título. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense41
A equipe do Só Pra Contrariar, ou simplesmente SPC, foi a mais disciplinada, levando para casa o troféu fair play. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense43
Patrick, só pra contrariar os finalistas, foi o artilheiro do certame com cinco gols. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense42
Deivid, o arqueiro campeão, também foi o menos vazado. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense44
Bruninho Abdala foi eleito, imagino que de forma unânime, o melhor jogador da final. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense45
Um vereador de Palhoça, fardado com as cores do Grêmio, foi o responsável por entregar o troféu de vice à equipe da Ponte do Imaruim. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense47
Itauê ergue o caneco de campeão. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense48
O Grêmio Palhocense, em sua primeira final na história, também levou uma taça para casa. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Eldorado x Gremio Palhocense49
É o segundo troféu do Eldorado na Liga Palhocense – o primeiro da Segunda Divisão. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mais fotos do jogo

CURTA O Cancheiro no Facebook, onde será postada a galeria completa durante a semana, e SIGA no Instagram!

E foi justamente para a sede do Eldorado que O Cancheiro e Desprovidos seguiram, no rastro do busão do clube, para bater aquele rango maravilhoso, tomar um trago e trocar uma ideia com os campeões. Por lá mesmo, já descolei novas competições a serem acompanhadas nesse segundo semestre, como o Municipal de Garopaba e o Regional de Rio do Sul, que contarão com atletas que fardaram pelo Eldorado nessa Segundona.

Grêmio Palhocense e Eldorado agora voltam a se encontrar na Primeira Divisão do ano que vem. Competição, aliás, que terá sua edição de 2017 aberta dentro de duas semanas e, claro, contará com pelejas relatadas por aqui.

Antes disso, o blog volta seu foco para o futebol profissional, com uma semana que promete. Fique ligado e aquele abraço!

 

2 comentários sobre “Em final amigável, Eldorado faz jus à melhor campanha, derrota o Grêmio e ergue o troféu da Segundona Palhocense

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s