Tupy repete roteiro das semis, bate o Pirabeiraba na prorrogação e levanta a taça da Primeirona na Arena

Buenas!

Como não poderia deixar de ser, O Cancheiro aproveitou o sabadão para rumar ao Norte do Estado e conferir a finalíssima da Primeirona Joinvileense. De um lado, o time que carrega no peito uma comunidade, um distrito, o Pirabeiraba. Do outro, a Tupy, uma equipe de operários, que concilia a lida diária com a prática do esporte bretão. Duas grandes e históricas agremiações peleando pelo título em uma cancha a sua altura: a Arena Joinville.

Pirabeiraba x Tupy11
O PIrabeiraba, do técnico da Silva, adentrou o gramado da Arena com: Lucas; Pedro (Juninho), Vanclei, Miguel e Farinha; Klebinho (Anselmo), Josi, Baixo (Adriano) e Toreti; Emerson Lima (Gidi) e Cupim (Anderson Izidoro). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy14
A Tupy, do técnico Edson Cordeiro, o Dinho, jogou com: Vitali; Regi, André Negão, Cassiano e Victor (Touché); Guilherme, Iago, Carlinhos e Douglas (Júnio);
Pirabeiraba x Tupy10
Vanderlei Faedo comandou o espetáculo, auxiliado por Antônio Lourival da Luz e Renan Rodrigues Alves. Thomas Miller foi o quarto árbitro. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A nossa cobertura no principal e mais charmoso certame da Liga Joinvilense começou tardiamente. Para compensar, contamos todos os dramáticos 240 minutos dos jogos de volta das semifinais. No distrito de Pirabeiraba, os atuais campeões, invictos até então, foram surpreendidos pela Aviação e só garantiram a vaga após um empatezinho chorado no tempo extra. Tempo, esse, que também se fez presente na patrolada que a Tupy deu para cima do América, até então dono da melhor campanha.

Ainda que de formas opostas, porém igualmente emocionantes, Pirabeiraba e Tupy chegaram à decisão com todos os méritos possíveis. O primeiro defendendo a agora melhor campanha, com 70% de aproveitamento, contra um rival que busca manter a supremacia em títulos e conquistar nada menos que seu décimo-sétimo caneco. No confronto direto, aliás, o melhor momento pesou para o lado da equipe rubra que, em três jogos, venceu os dois sob seus domínios e empatou na Associação da Tupy.

Pirabeiraba x Tupy57
Foi preparada toda uma apoteótica cerimônia para os clubes adentrarem o gramado do Arena. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy47
Vanderlei Faedo, o Cascavel, puxou a fila. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy76
Teve até pirotecnia. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy42
Empunhando as bandeiras dos times, a gurizada tomou a frente na abertura. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A lógica da final, entretanto, era completamente diferente de tudo que se passou até agora no certame. Além de ser em campo neutro, os 90 minutos do jogo único não ofereceriam vantagem a nenhuma das duas equipes – caso a decisão fosse para a prorrogação, aí sim a melhor campanha daria a vantagem do empate ao Pirabeiraba.

Pirabeiraba x Tupy78
Os D’Pira começaram fazendo mais barulho na Arena. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Ao contrário daquela final extremamente aberta do ano passado, que rendeu o caneco ao Pira em um jogaço de oito gols, a partida desse ano começou truncada e disputada no meio de campo. Aos poucos, depois de ambos se estudarem, foi a Tupy que colocou a bola no chão e levou perigo por primeiro. Duas bolas paradas de Anderson assustaram os rubros: a primeira rendeu um bate-rebate na área e Lucas foi salvar no cantinho; depois, André subiu mais alto que a marcação e deu uma casquinha, tirando tinta do poste.

Pirabeiraba x Tupy44
Foi a Tupy que começou ditando o ritmo da partida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy33
Nessa, Anderson se esticou para tirar do alcance de Lucas, mas a bola saiu pela linha de fundo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Passado o ímpeto inicial da Tupy, o Pirabeiraba, apoiado principalmente na boa atuação de Josi na meia-cancha, começou a se achar em campo. A primeira chegada saiu dos pés do meia, que enfiou uma bola para Cupim cruzar na área e Vitali sair nos pés de Emerson para salvar. Cupim também tentou o seu, arriscando no cantinho, mas o arremate saiu fraco.

Pirabeiraba x Tupy28
Josi foi o destaque do Pira na meia-cancha na primeira etapa. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Quando a disputa ia se encaminhando para um zerado intervalo, a Tupy descolou uma nova blitz ofensiva. Em uma série de tiros de canto cobrados pelo maestro Anderson, um deles, aos 38, acabou sendo fatal: o camisa 10 mandou no primeiro pau para Cassiano, mas Cupim, o artilheiro do Pira, foi tentar antecipar e acabou mandando contra o seu próprio patrimônio, marcando aquele que, com certeza, foi seu mais amargo gol entre os tantos anotados durante o campeonato. Apesar do desvio, o gol foi creditado de forma oficial a Anderson.

Pirabeiraba x Tupy45
Apesar do desvio contra, os jogadores da Tupy foram comemorar com Anderson. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy70
E o camisa foi agradecer junto à torcida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Assim como fizera na semi contra o América, a Tupy voltou para a segunda etapa jogando mais de forma estratégica do que técnica e física. O Pirabeiraba, como não poderia deixar de ser, se jogou ao ataque em busca do empate. Em cobrança de falta de Toreti, Jorge foi tentar afastar no primeiro pau e por pouco não repetiu o feito do outro camisa 9 da partida.

Pirabeiraba x Tupy16
Mesmo na defensiva, a Tupy seguiu levando perigo ao arco de Lucas. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Com espaços, a Tupy conseguiu um contragolpe quase fatal aos 23: após uma troca de passes rápidos, a bola chegou em Douglas, livre na área, deixar o goleiro Lucas na saudade e bater para o gol vazio, mas Miguel se jogou nela e afastou quase sobre a risca. O mesmo Miguel que salvou, também quase entregou a rapadura, após tentar cortar um cruzamento e pegar na orelha da bola, assustando o goleiro Lucas.

Pirabeiraba x Tupy19
Douglas driblou Lucas… (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy18
…mas Miguel ficou na cobertura e afastou. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Sem desistir, o Pirabeiraba foi buscar o empate aos 27, na base da bola parada. Em falta pela direita, lá da intermediária, Adriano chuveirou na área, a bola quicou na frente de Vitali e matou o goleirão. Empurrado pela torcida, a equipe rubroanil seguiu pressionando, mesmo jogando por um empate ao fim do tempo regulamentar e da prorrogação. Cupim, em rápido contragolpe, quase virou.

Pirabeiraba x Tupy09
A bola quicou defronte ao arqueiro Vitali e foi morrer no fundo das redes. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy49
Os de Pira foram à loucura com o gol de empate. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mais cautelosos, os dois times deixaram o jogo correr e guardaram a decisão para a prorrogação. O tempo extra – mais um – começou com o Pirabeiraba com a mão na taça. Vantagem que durou apenas sete minutos. Novamente do corner, a Tupy chegou ao segundo: Anderson bateu, dessa vez no meio da área, e Guilherme subiu mais alto para dar um testaço certeiro para o gol.

Pirabeiraba x Tupy24
O volante subiu no segundo pau e correu para o abraço. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy65
O jovem Guilherme se emocionou com o gol até então do título. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy06
Agora foi a vez do lado amarelo da Arena ir à loucura. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Na base do tudo ou nada, o time de Pirabeiraba se viu obrigado a ir para o ataque para buscar um novo empate. Em arremate de longa distância de Gidi, a bola desviu e ia encobrindo Vitali, caindo no ângulo, mas o goleirão se recuperou e fez uma baita defesa, mandando para escanteio. Na cobrança, após um desvio no primeiro pau, a bola sobrou para Gidi soltar o foguete, mas Vitali se jogou nela para fazer outro milagre e salvar em cima da linha.

Pirabeiraba x Tupy20
Gidi entrou bem na partida, indo para cima da marcação e arriscando com a sua potenta canhota. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy01
A Tupy se segurava como podia. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Após outra jogada de escanteio do Pirabeiraba, aos sete, a Tupy aproveitou os espaços e foi para o contra-ataque. No três contra dois, Douglas enfiou para Carlinhos, pela direita, bater colocado na saída de Lucas e ampliar a contagem na prorrogação. O filme das semifinais estava se repetindo nos mínimos detalhes. Até a decisiva entrada de Touché se repetiu. Dois minutos depois do segundo, o lateral enfiou para Iago, na cara do gol, só tirar do alcance de Lucas e praticamente selar a conquista histórica.

Pirabeiraba x Tupy22
Carlinhos fez o seu e foi para a torcida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy25
De forma incrível, a Tupy repetia exatamente o mesmo roteiro da semifinal contra o América, sendo fulminante na prorrogação. Foram seis gols em 60 minutos de tempo extra das duas partidas. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy40
Após o terceiro, um desnecessário princípio de confusão foi registrado entre as equipes. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A festa aurianil tomou conta da Arena. Nem o golzinho de Anderson Izidoro, descontando para o Pirabeiraba aos 15, e os três minutos de pressão nos acréscimos foram capazes de conter os gritos de “é campeão!” e “o campeão voltou!”. O apito final de Cascavel fez a celebração deixar as arquibancadas e irromper o gramado da Arena.Pirabeiraba x Tupy21Pirabeiraba x Tupy59Pirabeiraba x Tupy74Pirabeiraba x Tupy72Pirabeiraba x Tupy13Pirabeiraba x Tupy64Pirabeiraba x Tupy03Pirabeiraba x Tupy07Pirabeiraba x Tupy62

Pirabeiraba x Tupy79
Contrariando os pedidos da organização, a torcida devidamente invadiu o gramado da Arena para comemorar com os atletas. (Fotos: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy80
Touché foi um dos mais requisitados. Também pudera, nas duas últimas partidas da campanha da Tupy, ele jogou os 60 minutos das prorrogações e foi peça fundamental em quase todos os seis gols. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mais fotos dos 120 minutos de bola rolando (a galeria completa do jogo e da comemoração estará na nossa página no Facebook. Curte lá e fique ligado!)

Pirabeiraba x Tupy77
O América, dono da melhor campanha geral, se fez presente à Arena para receber o troféu de terceiro lugar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy30
Anderson foi o artilheiro do certame, com 17 gols. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy63
Lucas foi o goleiro menos vazado. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy29
O Pirabeiraba também recebeu o troféu de equipe mais disciplinada. Durante toda a competição, a equipe jogou de forma tão limpa que não recebeu um mísero cartão vermelho em 19 partidas. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy05
Dessa vez a esquadra de Pirabeiraba teve que se contentar com a taça de vice. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Pirabeiraba x Tupy73Pirabeiraba x Tupy52Pirabeiraba x Tupy41Pirabeiraba x Tupy08

Pirabeiraba x Tupy02
Depois de tanto esperar, finalmente a Tupy ergueu seu décimo-sétimo caneco da Primeirona. (Fotos: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy39
Anderson, um dos quatro Vera Wolff que entraram em campo, puxou a palavra no círculo central. Ele destacou a importância da Tupy para ele e seus irmãos Douglas, Jorge e Júnio. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Pirabeiraba x Tupy12
Dinho agradeceu à verdadeira esquadra de operários que levantou o caneco. “Só vocês sabem o que é trabalhar oito horas e sair às 14:18 da fábrica sujos e cansados”. Aliás só quem é – ou já foi operário, como esse que vos escreve – sabe o verdadeiro significado desse “14:18”. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O Pirabeiraba se despede dessa edição da Primeirona com apenas uma derrota nos 90 minutos. A campanha espetacular, entretanto, de nada valeu na decisão, frente a uma equipe de guerreiros da Tupy. Ambos devem voltar a campo no primeiro semestre do ano que vem, para a disputa da Copa Norte.

O Cancheiro se despeda da Primeirona, mas não da Liga Joinvilense. Seguimos no Norte para acompanhar um duelo decisivo pela Segundona, em Araquari, no domingo, valendo vaga na Primeirona! Fique ligado e siga nos acompanhando!

Abraço!

2 comentários sobre “Tupy repete roteiro das semis, bate o Pirabeiraba na prorrogação e levanta a taça da Primeirona na Arena

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s