Itinga bate o Volta Redonda no tempo normal e na prorrogação e garante o acesso à Primeirona Joinvilense

Buenas!

A jornada d’O Cancheiro pelo Norte do Estado, depois de acompanhar a consagração da Tupy na Arena Joinville, seguiu por Araquari, no domingo. Para fazer a estreia no município, nada melhor do que um confronto entre duas equipes locais, representando seus respectivos bairros, e postulantes a uma vaga na Primeirona Joinvilense: Itinga e Volta Redonda.

Itinga x Volta Redonda02
O IFC, to técnico José Carlos Ribeiro, foi para a partida com: Marlon; Eder, Tião, Marcinho e Lucas (Tete); Boquinha, Duda, Ade e Da Silva; Tiano (Andrey) e Willian Rocha (Ceará); (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Itinga x Volta Redonda04
O Volta Redonda, comandado por Jocemar Corrêa, adentrou o campo com: Edgar; Cirilo (Elvis), Juliano, Cadike e Dionei (Goio); Fernando, Marquinho (Jeffo), Michel (Misco) e Dourado; Luan e Neno (Jefferson). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Itinga x Volta Redonda01
Cinésio Mendes Júnior comandou a partida, auxiliado por Thomas Miller e Joelson Borges Francisco. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O embate foi válido pela volta das semis da Segundona e, ainda que sem o mesmo glamour da final na Arena, disputado no Estádio Eduardo Lickfett. De um lado, o Volta Redonda busca o bi do torneio e, é claro, retornar à Primeirona, da qual disputou pela última vez em 2011. Do outro, o Itinga – ou simplesmente IFC -, uma equipe jovem e novata, fundada em 2013, mas que vem em uma crescente exponencial desde o título da Terceirona em 2016.

Itinga x Volta Redonda51
Ainda que sem a mesma pompa da abertura da final da Primeirona, os jogadores do Itinga foram recebidos com festa pela torcida. Quem sabe logo o clube não esteja jogando na Arena, com todo aquele glamour? (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Para dar um passo a mais em direção ao sonho de jogar na Arena, as duas agremiações araquarienses chegaram às semifinais em situações completamente distintas. Após as dezoito rodadas da primeira fase, o Itinga liderou com uma certa folga, enquanto o Volta Redonda só se garantiu no saldo de gols, já que dividiu a quarta colocação em número de pontos com a Ponte Preta.

O retrospecto, entretanto, não adentrou o acanhado campo do Volta Redonda, de onde os mandantes saíram com um excelente 1 a 0. Como o saldo de gols não é levado em conta nos mata-matas dos certames da Liga Joinvilense, o resultado garantiu ao menos a realização da prorrogação. Um simples empate colocaria o Volta Redonda de volta à elite. Ao IFC apenas a vitória servia nos 90 minutos, para, então, jogar pelo empate no tempo extra.

Itinga x Volta Redonda03
O time da casa entrou em campo com o objetivo de conseguiu uma vitória simples, para poder jogar com a vantagem do empate na prorrogação. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Itinga x Volta Redonda23
O Volta Redonda, por sua vez, jogou por um simples empate. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Propondo o jogo, como não poderia deixar de ser, o Itinga chegou perto de abrir o placar em diversas ocasiões. A primeira finalização saiu dos pés de Ade, aos 7, que bateu colocado, mas Edgar voou para espalmar de mão trocada. Pouco depois, Tiano tabelou e bateu, obrigando outra grande intervenção do arqueiro do Volta, dessa vez de manchete. Tiano teve outra baita chance após receber passe enfiado de Lucas e dessa vez vencer o goleiro Edgar com um drible, mas acabou perdendo o ângulo e bateu para fora.

Itinga x Volta Redonda11
O Itinga tentava de todas as formas chegar logo ao gol, mas esbarrava na marcação adversária, como nessa acrobática finalização de Tiano. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Apesar do claro domínio do Itinga e de estar jogando com a vantagem embaixo do braço, o Volta Redonda não se abdicou de atacar e chegou a levar perigo em algumas subidas, mas faltou capricho na hora da finalização. Capricho que não faltou ao Itinga, aos 40 minutos, para aproveitar os espaços e abrir o placar: Eder foi à linha de fundo e cruzou à meia altura com perfeição para Willian Rocha apenas enquadrar o corpo e escorar a pelota para o barbante.

Itinga x Volta Redonda05
Willian Rocha só escorou a bola e correu para o abraço. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Ainda nos acréscimos, deu tempo para um novo cruzamento com açúcar, dessa vez de Lucas, para Tiano chegar testando com força, mas acima da meta. Passados os menos de 15 minutos de intervalo, o IFC voltou com a mesma pegada e, dessa vez, não precisou de tanto tempo para voltar a mexer no placar. Com um minuto de bola rolando, Da Silva mandou um petardo do meio da rua, a bola quicou, tomou uma nova trajetória bizarra e explodiu no peito de Edgar; Tiano, oportunista, pegou o rebote na pequena área e conferiu: 2 a 0.

Itinga x Volta Redonda19
Tiano apostou no erro do goleirão e se deu bem. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O Volta Redonda, após enfim ter acordado para a partida, reagiu no lance seguinte, quando Michel pegou na veia e mandou um chute colocado, quase do círculo central, mas Marlon, ligado, espalmou para escanteio. Jogando de forma estratégica, o Itinga apenas administrou o placar e buscou fazer os rivais cansarem para uma futura prorrogação – se o Volta Redonda tivesse visto o jogo da Tupy, na semifinal da Primeirona, jamais arriscaria buscar um empate e se pouparia completamente para o tempo extra.

Itinga x Volta Redonda50
Os visitantes tentaram buscar o placar ainda nos tempo normal e chegaram esgotados à prorrogação. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Itinga x Volta Redonda28
30 minutos separam uma das duas esquadras da elite da Liga Joinvilense. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Não foi o que aconteceu. A partida foi para a prorrogação com os visitantes, em especial, sentindo a parte física e aparentemente cansados. Depois de um primeiro tempo desprovido de técnica e sem ao menos uma finalização dos dois lados, o Itinga voltou para os quinze finais disposto a acabar com a conversa. Sem conseguir infiltrar a área adversária, o Volta Redonda ainda deu espaço para o Itinga descolar um contra-ataque fatal: Ceará escapou livre pela direita e só rolou para Andrey, com o goleiro já vendido, rolar para as redes e carimbar o passaporte para a Primeirona.

Itinga x Volta Redonda07
Depois da jogadaça de Ceará, Andrey só teve o trabalho de rolar para o fundo do filó e comemorar o acesso. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Itinga x Volta Redonda24
Todos os jogadores do IFC invadiram o gramado e foram vibrar com o autor do gol do acesso. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Se em 90 minutos, os visitantes não conseguiram buscar dois gols, não seria agora, extenuados, que conseguiriam. O apito final de Cinésio Mendes Júnior fez valer a justiça da melhor campanha disparada e colocou o Itinga na final de Segundona, com vaga direta na elite.

Itinga x Volta Redonda30
Tão logo Cinésio Mendes Júnior deu o último silvo no apito, a festa tomou conta do gramado. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Itinga x Volta Redonda31
Itinga na Primeirona! (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Na outra chave, o Atlanta, terceiro colocado na primeira fase, desbancou o vice ACM Estacaville e também garantiu sua vaga na primeira divisão. A final será disputada em dois jogos, a partir desse final de semana, com a primeira partida no campo do São Luiz, sob o mando do Atlanta, e a grande final no Bairro Itinga, de Araquari.

Mais fotos do duelo araquariense

A Primeirona Joinvilense, agora com todas suas equipes definidas, deverá voltar a ser pauta no ano que vem – esperamos que não apenas na reta final. Muito antes disso, retornaremos à Manchester Catarinense para contar todos os detalhes do Estadual de Amadores, que começa já no feriado de Finados que se avizinha.

Siga acompanhando nossas andanças pelas canchas catarinas e aquele abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s