Barra busca empate com um a menos contra o Concórdia e conquista o primeiro ponto na Copa SC Sub-20

Dale!

A terceira rodada da charmosa Copinha Santa Catarina Sub-20 teve seu pontapé inicial nessa tarde de sexta, em Itajaí. O Barra, que escolheu mandar suas partidas nesse horário atípico, recebeu o Concórdia em busca de seus primeiros pontinhos no certame.

Barra Futebol Clube
Barra FC, escalada por Fábio Sanhudo: Gabriel Zucki; Leonardo, Pedro Silva, Luan (Stanford) e Nathan (Renan); João Pedro, Maninho (Ruan), Rodrigo Mathiola (Israel), Roberto e Matheus Almeida (Jhonata); Vitinho (André Dione). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Concórdia Atlético Clube
Concórdia AC, comandado por Gilmar da Silva: Yan; Gabriel, Dudu, Peres e Marcelo; Marlon, Tupã (Taigo), Tauan e Renan; Itá e Léo (Jardyson). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Barra x Concórdia5
Natanaã arbitrou o embate. Alexandre Palamar e Jocarha Markel Hannibal o auxiliaram e Glauber Rodrigues foi o quarto árbitro. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

 

É a segunda vez que O Cancheiro pisa no gramado sintético do Camilo Mussi, a saudosa e polêmica cancha do Almirante Barroso. A primeira oportunidade foi há menos de duas semanas, justamente na estreia do Barra na Copa SC. O resultado não foi nada bom para a equipe balneocamburiense, que ainda viria a perder para a Chape, no Oeste – resultado nada além de normal.

Também lá pelas bandas oestinas, o Concórdia, com uma equipe já bem experiente para a realidade da competição, conquistou sua primeira vitória na última rodada, ao bater o Atlético Tubarão pelo placar mínimo. Assim como o Barra, o Galo havia sido derrotado na estreia, para o Joinville – outro resultado nada atípico. Além de ter uma equipe quase toda de 1997, três dos titulares são acima da idade: o zagueiro Dudu e os atacantes Itá e Léo.

Barra x Concórdia6
Porto de Itajaí, sob um céu nublado (pelo enésimo dia seguido), compondo um belo e melancólico plano de fundo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Como Barra e Concórdia se pegam também na Série B do Catarinense – esse ano sub-23 -, foi a primeira vez de ambos conheceram ao menos a base um do outro. E por ser rival direto, o Pescador do Litoral entrou em campo com o objetivo de não deixar o Galo do Oeste abrir seis pontos e se distanciar na classificação.

Tal objetivo ficou claro já nos primeiros minutos. Dessa vez sem ter o campo como adversário – na estreia, o sintético alagado ferrou com o estilo de jogo dos mandantes -, o Barra conseguiu colocar a pelota no carpete e ensaiar uma pressão. Até os 13, foram três chances claras: na primeira, Pedro Silva finalizou no segundo pau, mas mandou nas redes pelo lado de fora; depois foi a vez de Vitinho subir mais alto e cabecear tirando tinta do travessão; por último, enfim, Roberto limpou a marcação dentro da área e rolou para Maninho chegar chutando de frente, diretamente para o fundo do barbante.

Barra x Concórdia17
Maninho, à lá Firmino, tirou o zero do placar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O Concórdia, até então apostando em contragolpes rápidos e no físico, conseguiu responder em menos de cinco minutos. Pela direita, Renan cobrou falta dentro da área, o zagueiro Peres, totalmente sem marcação, enquadrou o corpo e finalizou com a parte interna do pé, sem chances para o arqueiro Gabriel Zucki.

Barra x Concórdia20
Peres deu uma de centroavante. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Barra x Concórdia26
E correu para o abraço. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O empate jogou um balde de água fria nas pretensões aurianis. A partir disso, a meia hora restante do primeiro tempo foi lá e cá. O Barra teve a primeira chance de desempatar, quando Nathan roubou, deu para Vitinho, que fez a parede para Maninho chegar chutando – dessa vez, o meia isolou. O Concórdia respondeu com um petardo de Léo, explodido no travessão.

Barra x Concórdia21
Léo cortou a marcação, puxou para dentro e engatilhou um tirambaço, direto no travessão. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Barra x Concórdia33
Em certo momento, a marcação pressão do Concórdia atordoou a defesa do Barra. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Barra x Concórdia36
Em outro lance, Gabriel Zucki saiu em uma bola mal recuada e deu no meio de Renan. Poderia ter sido expulso, mas o juiz não entendeu como se ele fosse o último homem e só deu o amarelo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Para a etapa final, a esquadra oestina entrou um tanto quanto desligada em campo. Aos 4, Dudu deu bobeira, Matheus Almeida foi ligeiro para roubar e rolou para Vitinho, mas a zaga se recuperou na hora H e abafou o chute. Na bola área, pelo contrário, Dudu e Peres não perdiam uma, não só na defesa, como também no ataque, gerando pânico na equipe local a cada bola parada.

Barra x Concórdia35
Cobrança ensaiada: bola rolada de Renan para Peres soltar o pé. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Já eram decorridos 20 minutos de um segundo tempo bem aberto quando um lance mudou toda a partida. Taigo, egresso do banco no lugar de Tupã, ia invadindo a área quando sofreu uma carga de Leonardo no ombro. Natanaã Everton da Silva não pestanejou e marcou a penalidade e ainda deu o segundo amarelo para o lateral. O próprio Taigo foi para a batida e não desperdiçou.

Barra x Concórdia14
Enquanto Gabriel Zucki se esticava lá ao fundo para tentar alcançar a bela cobrança de Taigo, Yan mandava boas vibrações do outro lado da cancha. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Com um homem a mais, naturalmente o Concórdia ganhou cancha e pressionou em busca do terceiro gol. O tento veio aos 28, novamente com Peres, mas, de acordo com o bandeirinha Alexandre Palamar, o zagueirão estava impedido antes de subir para testar a bola.

Barra x Concórdia37
Renan sofrendo marcação pesada. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Barra x Concórdia15
Maninho cortou com o COQUE. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A pressão, entretanto, não se refletiu no placar e, como diria aquele supracitado ditado, quem não faz toma. Aos 35, Vitinho estava a um passo da área quando foi parado com falta. O próprio atacante bateu o tiro livre com força, o goleiro Yan não conseguiu encaixar a molhada pelota, ela ficou viva na pequena área e sobrou para Stanford, quase sem ângulo, virar e bater para o gol vazio.

Barra x Concórdia11
A bola ficou viva dentro da área, só esperando Stanford aparecer para matar. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Os dez minutos finais, somados aos quatro de acréscimos, foram muito intensos, com bastante correria. Ambos os times, porém, não tiveram pernas para criar chances claras de gol e o placar final acabou num justo 2 a 2 – justo pelo lado do Concórdia, que criou mais, e pelo lado do Barra, que se superou e buscou a igualdade com um a menos.

Mais imagens do empate

Apesar de estar muito próximo da vitória, o Concórdia volta para o Oeste com um importante ponto, chegando aos quatro e seguindo no bolo que briga por uma vaga no G4. Para o Barra, o empate marcou o primeiro pontinho na competição.

A equipe de Balneário Camboriú busca mais uma superação no próximo sábado, dessa vez no Centro de Formação de Atletas do Avaí, na Capital – a equipe azurra, bastante presente aqui pelo blog, vem de oito vitórias e apenas uma derrota no ano. O Concórdia, almejando adentrar na zona de classificação, recebe o Operário de Mafra no mesmo dia. Confira a tabela completa.

O pulinho em Itajaí rendeu, além da mais uma excelente partida, a oportunidade de trocar ideia com os parceiraços Vinícius, assessor do Barra, Neto, diretor do Almirante Barroso e responsável por uma das viagens mais épicas d’O Cancheiro, e Marcelo Nunes, repórter da RIC Record – com direito a passagem sobre o blog na matéria do jogo (quando tiver o link, colo aqui).

O bate e volta rendeu também o último jogo dessa série pelas categorias de base. No final de semana, seguimos pelo Vale do Itajaí para voltar a colocar o futebol amador na pauta – Liga Blumenauense no sábado e Pomerodense no domingo.

O finde promete! Até!

Um comentário sobre “Barra busca empate com um a menos contra o Concórdia e conquista o primeiro ponto na Copa SC Sub-20

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s