Avaí bate o Grêmio na Ressacada e vai a Porto Alegre com vantagem na Copa do Brasil Sub-20

Mas que tal!

Regressamos ao Estádio da Ressacada nessa nebulosa e garoenta tarde de quarta para conferir mais em desafio da base do Leão da Ilha. Quatro dias depois da goleada sobre o Operário de Mafra, válida pela Copa SC Sub-20, foi a vez de enfrentar um adversário com uma camisa muito mais pesada e por uma competição nacional. Abrindo a Copa do Brasil dos juniores, o rival do Avaí foi o Grêmio.

IMG_0280
Avaí FC, comandado por Fabrício Bento: Léo Lopes; Guga, Gustavo (Alemão), Fabian e Elias; Menezes, Wesley e Lineker (Getúlio); Lourenço (João Vitor), Santarém (Filipe Renan) e Vitor (Ton Ton). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avaí x Grêmio31
Grêmio FBPA, do técnico João Antônio: Phelipe; Mateus Pivô, Rafael Klein, Gabriel Silva e Nikolas; Ancheta (Darlan), Khevin (Ferreira (Matheus Henrique)), Leo e Patrick (Raphael); Pepê (Martín Cháves) e Matheus Macaé (Erick). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avaí x Grêmio
Trio de arbitragem catarinense: Eduardo Cordeiro Guimarães, Clair Dapper e Diego Leonel Felix. Bráulio da Silva Machado foi o quarto árbitro. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O sub-20 azurra não é nenhuma novidade por aqui. Com esse confronto pela competição nacional, chegamos a marca de 10 partidas do Avaí no blog. Desde um confronto pela própria Copa do Brasil, em 2015, contra o Flamengo, passando por um mata-mata na Copa São Paulo desse ano, até duelos locais, pela Copa SC e pelo Catarinense. A gurizada do Grêmio também já pintou por aqui, em um jogo perdido pelo Gauchão de Juniores, em 2016.

Avaí x Grêmio10
Bandeira azurra tremulando sob um céu nublado. Assim se encontra a Ilha da Magia há, pelo menos, uns 20 dias. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Esse ano, aliás, o sub-20 do Avaí só perdeu uma partida, para o Juventus, na Rua Javari, e ganhou todas as outras. O Grêmio vem de uma eliminação para o Mirassol na Copinha e, desde então, se prepara também para o início do Gauchão de Juniores, previsto para o próximo final de semana, mas ainda sem data definida.

IMG_0577
“Queremos la copa!” era um dos cânticos que quatro hinchas gremistas entoaram com aquele sotaque pseudocastelhano durante toda a partida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A diferença no ritmo de jogo entre as duas equipes, em nível competitivo, ficou evidente nos primeiros minutos de jogo. Aparentemente nervoso e desconcentrado, o time do Grêmio se deixou envolver pelos avaianos. Usando os lados do campo, com Lourenço e Santarém, o Avaí chegava à área com enorme facilidade. O primeiro, pela direita descolou um belo passe para Lineker, mas o meia não conseguiu enquadrar o corpo para bater; o segundo, pela esquerda, infiltrou, fez a tabelinha e saiu na cara do gol, mas não pegou na veia e mandou para fora.

Avaí x Grêmio60
Lourenço teve que driblar até os quero-queros. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Lineker, flutuando e triangulando ora pela direita, com Lourenço e Guga, ora pela esquerda, com Santarém e Elias, vinha fazendo uma partida de gente grande. Aos 20, ele descolou um belo passe de cobertura para Vitor. Quando ia engatilhando o chute, o centroavante recebeu uma patada de Gabriel Silva e caiu. Eduardo Cordeiro Guimarães, sempre convicto de suas marcações, apontou a marca da cal no mesmo instante. O próprio Vitor pegou a pelota e cobrou no canto – ela ainda chegou a tocar no pé da trave, antes de morrer no fundo do barbante.

Avaí x Grêmio21
Vitor foi tocado na hora do chute e caiu. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avaí x Grêmio13
Eduardo Cordeiro Guimarães e suas marcações nada tímidas. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avaí x Grêmio52
Vitor se apossou da bola e marcou o primeiro gol. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O segundo quase saiu logo depois, após um petardo de Vitor, desviado na zaga, que o goleiro Phelipe se esticou para pegar; no rebote, a bola sobrou para Lourenço, mas o arqueiro gremista completou o milagre com uma defesa com os pés. Ainda antes do intervalo, o goleiro avaiano Léo Lopes deu um chutão para frente – que na verdade foi um baita lançamento -, a zaga se atrapalhou para cortar, Phelipe ficou pelo caminho, mas Santarém se precipitou e mandou de cobertura para fora.

Avaí x Grêmio24
Guga é um dos destaques dos juniores do Avaí nesse começo de temporada. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avaí x Grêmio61
Lourenço, que já vem sendo escalado até como titular no profissional, abusou das tabelinhas com Guga, pela direita. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O primeiro tempo foi praticamente de defesa contra ataque. Um Grêmio totalmente inoperante não conseguia atacar e ainda sofria com os contragolpes do 4-2-3-1 avaiano – que estava mais para 4-3-3 mesmo. Tentando mudar o panorama da partida, João Antônio promoveu duas trocas no intervalo: Erick e Ferreira nos lugares de Macaé e Khevin.

Avaí x Grêmio28
Só deu Avaí no primeiro tempo. Aqui, Santarém bate com perigo, à esquerda do gol de Phelipe. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

As mudanças surtiram um efeito positivo na equipe gaúcha, tanto que o empate saiu logo aos 9, dos pés de um dos jogadores que vieram do banco. Após uma pressão, seguida de um bate-rebate na área, o zagueirão Rafael Klein tentou uma bicicleta e acertou em cheio o braço de algum defensor avaiano no meio da confusão. Pênalti, mais uma vez apontado com convicção pelo árbitro. Erick bateu e correu para o abraço.

Avaí x Grêmio46
Lá estava Eduardo Cordeiro Guimarães apontando para a marca da cal novamente. Mais uma vez, acertadamente. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avaí x Grêmio40
Erick fez o gol de empate, buscou a pelota no fundo das redes e correu para o abraço. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A resposta avaiana veio no lance seguinte. Lourenço bateu uma falta cruzada diretamente para o gol, a bola não pegou em ninguém e morreu nos fundos da rede. O bandeirinha, ligado na jogada, anulou o gol, pois seria um lance de dois toques. O Grêmio, agora jogando de igual para igual, quase chegou à virada num chute colocado de Patrick, mas Léo Lopes voou para pegar.

Avaí x Grêmio39
Confusão após o gol que seria o desempate do Avaí. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Avaí x Grêmio8
Gramado da Ressacada vem sofrendo com a sequencia de jogos e, principalmente, de chuva. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O segundo tempo, que vinha sendo bem jogado e estava bem aberto, foi esfriando aos poucos. Nada foi criado até o lance derradeiro da partida, aos 36. Depois de receber uma bola enfiada pela esquerda, Vitor aliou força e técnica para ir para cima da marcação, cortar duas vezes e rolar na medida para Filipe Renan marcar o gol da vitória.

Avaí x Grêmio54
Torcida azurra vibrando com o tento de Filipe Renan. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A partir daí, só restou ao Avaí matar a partida e não deixar, literalmente, o Grêmio jogar – só nesse período, foram seis escanteios e algumas faltas próximas à área para o Leão, quase todos batidos com perigo por Lourenço. Apesar do placar mostrar um certo equilíbrio, fato é que o Grêmio fez menos frente ao Avaí do que o próprio Operário de Mafra, que havia sido goleada no sábado.

Galeria de fotos do jogo

Para a partida de volta, no Rio Grande do Sul (ainda sem local definido) o único trunfo tricolor é o gol marcado como visitante. O Avaí joga pelo empate e pode até perder por um gol de diferença, desde que faça no mínimo dois. Quem se classificar terá pela frente Fluminense ou Londrina – melhor para os paranaenses no jogo do ida: 1 a 0.

Também na quarta, o maior rival do Avaí foi ao Recife e voltou com uma baita vitória da Ilha do Retiro. O jogo de volta entre Figueirense e Sport será na próxima quarta, no Scarpelli, e O Cancheiro estará lá conferindo a outra equipe florianopolitana em ação.

Até a próxima!

 

2 comentários sobre “Avaí bate o Grêmio na Ressacada e vai a Porto Alegre com vantagem na Copa do Brasil Sub-20

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s