Depois de cobrir partidas pelo estado de Santa Catarina, nas cidades de Seara, Blumenau, Ibirama, Brusque e Jaraguá do Sul, nesse sábado O Cancheiro (que agora tem página no Facebook) ficou mesmo aqui pela ilha formosa cheia de graça e acompanhou a partida entre Bandeirante e Barrense. A peleja, disputada no Ribeirão da Ilha, foi válida pela segunda rodada do returno da Liga de Florianópolis. O time da Barra da Lagoa tinha marcado apenas um ponto em quatro partidas, justamente na última, em empate contra o Atlético Catarinense. O oposto do Bandeirante, que ganhou três das suas quatros partidas.



Quem acompanhou O Cancheiro em sua estreia pelas canchas amadoras de Floripa foi o Matheus, do Desprovidos de Fama, que manja bem do futebol não-profissional de Santa Catarina. É a segunda vez que acompanhamos o Barrense pelos gramados da ilha. A primeira foi pela Copa Interligas, contra o Biguaçu, e foi relatada pelo próprio Desprovidos.

O jogo começou corrido e sem muita oportunidade clara de gol. Lá pela metade do primeiro tempo, o árbitro – que, na verdade, costuma ser bandeirinha nos jogos da LIFF – começou a se complicar ao inverter marcações e ignorar um possível pênalti para o Barrense, dando um caráter mais nervoso para o jogo.

Os jogadores do time da Barra da Lagoa, em especial o meio-campista Coruja, não pouparam reclamações para o juiz improvisado. Dessa forma, a partida ganhou um ritmo mais frenético e pegado, bem ao estilo amador, com cartões sendo distribuídos para os dois lados. Porém, nada de rede balançando. Os lances se resumiram a chutes de fora da área e bolas paradas. Antes do intervalo, foi o Bandeirante que mais assustou, com uma finalização a queima-roupa e uma cobrança perigosa de falta.

Os gols ficaram para a segunda etapa. Depois de um bate-rebate dentro da grande área, o próprio Wallace fez para os do sul da ilha. O 1 a 0 para o Bandeirante obrigava o Barrense a ter uma postura ofensiva, visto que mais uma derrota complicaria as pretensões do time da Barra em ficar na primeira divisão do futebol da capital.

Os cartões continuaram sendo distribuídos aleatoriamente, evidenciando uma certa falta de critério do juizão/bandeirinha Fabiano em suas marcações. Lá pelos 35, a esperança do Barrense chegar ao empate teve um súbito acréscimo com a expulsão de Lipe, deixando o Bandeirante com 9 jogadores na linha. O atacante, porém, não deixou barato e arranjou uma discussão que culminou na expulsão de Guto, do Barrense. A discussão se prolongou até para o lado de fora do estádio.


Com dois homens a menos em campo e mais espaço para jogar, não havia outra coisa a fazer se não se jogar ao ataque para empatar e, se possível, virar o jogo. E olha que o Barrense foi bem eficiente. Menos de dois minutos depois das expulsões, Walber aproveitou rebote do goleiro João e correu para o abraço, 1 a 1. Mas ficou nisso mesmo, nem o time do sul e nem o da Barra tiveram forças para desempatar.

Com isso, ambos os times seguem na mesma posição em que começaram a rodada, independente dos resultados das outras partidas do grupo. O Bandeirante, com 10, continua em segundo, classificando-se para o mata-mata. Já o Barrense não saiu do último lugar e, no momento, estaria rebaixado para a segunda divisão, de onde acabara de subir no ano passado.
Saindo do Fermínio Vieira, tomamos o rumo da UFSC. Só não contávamos com um trânsito infernal na SC-405, que aumentou em mais de uma hora o trajeto. Esse tempo muito se deve à ideia genial de tentar ir pelo bairro Tapera, cruzando uma área militar. Obviamente, não fomos autorizados e tivemos que voltar pela SC-405 mesmo.

O jogo de hoje foi apenas o primeiro de uma série de 3 nesse final de semana. Amanhã é domingão, mas já tem jogo pela manhã, com a final da Copa São José se fazendo presente por aqui. Pela tarde, seguirei pela Região Metropolitana de Florianópolis, mas em Palhoça, onde Guarani e Chapecoense se enfrentam pelo Catarinense Sub-20. Fiquem ligados!
Mais fotos da estreia d’O Cancheiro nos gramados de Florianópolis:
[…] na estreia, o Barrense vai ao Sul da Ilha buscar a recuperação contra o Bandeirante – confronto, aliás, que marcou a estreia do blog em partidas amadoras, quando ambos se encontravam n…. Em casa, no Norte, o Canasvieiras recebe o Garcia, em uma partida que coloca frente a frente os […]
CurtirCurtir