Independiente de Chivilcoy segura a vantagem sobre o Camioneros e segue vivo no sonho da Copa Argentina

Hola!

A nossa peregrinação pelas canchas do futebol de ascenso da Argentina ganhou um destino surpreendente e um tanto imprevisível nesse sábado. Recém ascendido à próxima edição do Torneo Federal A, que começa apenas no segundo semestre, o Camioneros recebeu o Independiente de Chivilcoy em um duelo pra lá de perdido, válido pelas fases preliminares da Copa Argentina.

Camioneros x Independiente Chivilcoy008
Club Atlético Social y Deportivo Camioneros. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Camioneros x Independiente Chivilcoy007
Club Atlético Independiente (Chivilcoy). (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Camioneros x Independiente Chivilcoy010
(Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Ao contrário da maioria dos jogos da mesma fase, os confrontos entre os dois times da Província de Buenos Aires foram disputados apenas em março, a pedido do Camioneros – para a nossa sorte. No primeiro deles, disputado em Chivilcoy, a 170 quilômetros da Capital, melhor para o quadro rojo, que abriu uma excelente vantagem de 2 a 0.

Camioneros x Independiente Chivilcoy009
A torcida do Camioneros compareceu em peso ao Estádio Hugo Moyano. Foram várias as sedes do sindicato que se deslocaram à cancha, cada uma com sua banda – o que, confesso, deu uma baita dor de cabeça, afinal eram ao menos quatro bandas tocando e entoando temas diferentes e ao mesmo tempo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Mesmo disputando os torneios do Conselho Federal, em sua grande maioria compostos por equipes do interior, o Camioneros é filiado à Liga Lujanense e tem sua sede na Gran Buenos Aires, no partido de Esteban Echeverría. A proximidade foi o fator determinante que obrigou o blog a estar presente no duelo – mas não foi tão fácil assim chegar na cancha, visto que um problema técnico no trem me fez pedalar os quase 20 quilômetros entre as estações Villa Elisa e Zeballos e chegar exatamente no horário marcado para a partida.

O suor valeu a pena. Além da chance única de ver um jogo da Copa Argentina, perderíamos o estádio lotado e a experiência de ver um clube sindical em um de seus maiores momentos da história. O Camioneros foi formado a partir de um dos maiores e mais representativos sindicatos da Argentina e tem como presidente honorário a figura de Hugo Moyano, um dos grandes nomes da atual política argentina e forte opositor do governo de Maurício Macri.

Camioneros x Independiente Chivilcoy011
As bandeiras verdes, tradicionais também nas ruas, em protestos, tomaram conta das arquibancadas. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Em sua curta história pelo ascenso interiorano, o Camioneros acabou criando uma grande rivalidade com o Independiente de Chivilcoy. No acesso para o Federal A, há apenas três meses, o time da Gran Buenos Aires deixou o rojo para trás nas semifinais. Um ano antes, na mesma fase, havia sido a equipe de Chivilcoy que eliminara o Camioneros. Na própria Copa Argentina, na última edição, o Camioneros deixou o Independiente de Chivilcoy para trás e só foi eliminado nos pênaltis para o Independiente famoso, o de Avellaneda – clube que, vejam só como o futebol daqui é bizarro, é presidido pelo mesmo Hugo Moyano.

Camioneros x Independiente Chivilcoy002
Algumas dezenas de torcedores percorreram os 180 quilômetros entre Chivilcoy e Esteban Echeverría. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O duelo pela Copa Argentina, além do sonho de enfrentar os grandes do país, valia como um tira-teima entre as duas equipes. E já começou cercado de rivalidade, com sérias denúncias de favorecimento da arbitragem no jogo de ida, em Chivilcoy, que, de certa forma, mancharam a vitória roja por 2 a 0.

Camioneros x Independiente Chivilcoy200
A vitória dos chivilcoyanos no primeiro confronto foi histórica. Foi o primeiro triunfo do Independiente durante os 90 minutos em Copas Argentina. De quebra, acabou com uma invencibilidade gigante de 15 jogos do Camioneros na competição, visto que a equipe verde foi eliminada nos pênaltis em suas três últimas participações. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O episódio no primeiro jogo acabou refletindo na volta. Antes mesmo da bola rolar, no sorteio dos lados, já houve um estranhamento entre o arqueiro Leandro Evangilisti, do Camioneros, e a arbitragem. Dentro de campo, a equipe, desfalcada pelas expulsões de Benítez e Tello no jogo de ida, demonstrou um aparente nervosismo e, mesmo com maior posse de bola, pouco criou no primeiro tempo.

Camioneros x Independiente Chivilcoy013
Disputa no alto, com detalhe para os Moyano (Hugo e seu filho Pablo, presidente do clube) ao fundo, sempre muito reverenciados pelos caminhoneiros. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Logo no começo, para acirrar os ânimos dos locais em relação à arbitragem, De León invadiu a área e foi atropelado por Tumbesi, mas César Ceballos nada marcou. A melhor chance da equipe verde saiu alguns minutos depois, em um cruzamento de Jonathan Campo para o artilheiro Jorge González, que pegou de voleio e mandou rente ao poste.

Camioneros x Independiente Chivilcoy012
Só deu Camioneros no primeiro tempo. O problema é que os locais esbarravam na forte defesa visitante e não conseguiam encontrar o caminho das redes. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Camioneros x Independiente Chivilcoy001
Bandeirão de uma das tantas torcidas locais. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Bem postado em campo, o Rojo conseguiu neutralizar as ações ofensivas dos locais e ainda levou algum perigo em arremates de longa distância. Assim, o embate permaneceu zerado até o intervalo. E foi justamente nesses quinze minutos de entretiempo que aconteceram as maiores emoções até então, determinantes para os 45 finais. Evangilisti, claramente transtornado, não poupou críticas à arbitragem e aos visitantes e, em meio a uma confusão, agrediu o técnico Alberto Salvaggio, do Independiente, que teve que sair de maca e ser atendido pelos socorristas presentes na cancha. O juiz César Ceballos viu tudo de perto e prontamente expulsou o arqueiro.

Camioneros x Independiente Chivilcoy014
Leandro Evangilisti, ex-Estudiantes de La Plata e conhecido pelo seu temperamento explosivo, não tardou a arrumar confusão na partida. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Camioneros x Independiente Chivilcoy015
Alberto Salvaggio foi golpeado pelo arqueiro adversário e quase teve que deixar o estádio de ambulância. Curiosamente, minutos depois já estava em pé dando instruções ao time na beira do campo, como se nada tivesse ocorrido. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

A vida do Camioneros, que já se mostrava complicada, ganhou contornos ainda mais dramáticos com a saída forçada do volante Lucas Parra para o ingresso do goleiro reserva Alejandro Gladiali. Com um a menos na meia cancha, a equipe de Guillermo Calleri seguiu sem criatividade e ainda sofreu com os contra-ataques do Independiente. O time dos Moyano até chegou perto de descontar em uma cobrança de falta em dois tempos de Campo, mas, tal qual à primeira etapa, não conseguiu balançar as redes adversárias e teve cessado seu sonho de repetir a façanha do ano anterior na Copa Argentina.

Camioneros x Independiente Chivilcoy004
Do lado de fora, mesmo com o placar agregado adverso, o alento dos caminhoneiros seguiu sensacional. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Do outro lado, os chivilcoyanos fizeram a festa em pleno campo rival, com suas dezenas de torcedores que viajaram a Esteban Echeverría. Para chegar à fase final e realizar o sonho de enfrentar um dos grandes – no caso, com o sorteio já realizado, o adversário seria o Argentinos Juniors -, o Rojo ainda tem pela frente mais uma etapa, dessa vez contra o San Jorge, da Província de Santa Fe.

Camioneros x Independiente Chivilcoy006
Ao final, quem comemorou a vaga foram os visitantes. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Galeria de fotos do encontro

Ao que tudo indica, a fase final da Copa Argentina só será disputada após o Mundial da Rússia, justo quando O Cancheiro regressa ao Brasil. Uma pena, pois ela nos brindaria com jogos únicos, em campo neutro e com ambas torcidas, colocando frente a frente os times da elite com os de todos os diversos torneios que compõem o ascenso – exatamente metade dos 32 confrontos ocorrerão pela primeira vez na história.

Regressamos de Esteban Echeverría com o dever cumprido de incluir a Copa Argentina na pauta. E, já no domingo, lá fomos nós cobrir mais um torneio novo. Dessa vez, o destino foi o interior da Província de Buenos Aires, em uma peleja válida pelo Torneo Federal A. Confira no próximo capítulo todos os detalhes dessa nova jornada.

Saludos!

Deixe um comentário