Buenas!
Ela mal começou e já está se despedindo. Menos de três semanas depois de sua abertura, a Copa Interligas da Grande Florianópolis já chega à decisão, colocando frente a frente os atuais campeões das Ligas Florianopolitana e Josefense. Náutico e Americano deixaram Juventus e Grêmio Cachoeira para trás e, nesse domingo, no Santinho, fizeram os últimos 90 minutos da decisão.



Valendo a tão almejada vaga no Estadual de Amadores, a Copa Interligas contou com uma versão reduzida nessa temporada. Depois de muitas indefinições, a bola enfim rolou para quatro bravas e visionárias esquadras. Nas semis, os dois campeões municipais exerceram com maestria o direito de decidir em casa: o Americano desbancou o Grêmio e o Náutico simplesmente atropelou o Juventus.

O melhor saldo de gols rendeu ao Náutico o direito de levar a decisão para o Santinho. Além disso, no jogo de ida, a equipe foi ao Complexo do Ipiranga e voltou com um sensacional 3 a 0 a favor, ficando muito próxima de repetir o feito de 2011 e voltar a levantar o caneco da principal competição da Grande Floripa.


Dentro de campo, o Náutico não deu a mínima para a vantagem e entrou com uma postura bem ofensiva, como se o placar agregado estivesse zerado ou a final fosse em jogo único. Aos 5, Godo recebeu livre, no segundo pau, mas não pegou em cheio na pelota e ficou no quase. Maurivan também teve a oportunidade de abrir o placar, em uma jogada aérea, mas Jé, ligado, espalmou.

O Americano demorou a se encontrar em campo. A primeira oportunidade efetiva dos josefenses só saiu aos 35, quando Fabrício Bi escapou pela esquerda, deixou a marcação na saudade, mas parou em Gabriel, que saiu da gol e fechou o ângulo. Da mesma forma, no lance seguinte, Jé também abandonou sua meta para sair nos pés de Gardena e frear mais uma chegada do Náutico. Pouco depois, aos 41, foi o travessão que parou a equipe do Santinho: Maurivan peleou na linha de fundo com Jé e a bola sobrou para Godo, que, mesmo com o gol vazio, acabou não pegando em cheio.

Ao final da primeira etapa, a equipe do Roçado saiu contente por enfim conseguir jogar de igual para igual com o Náutico. Para alcançar o título, porém, precisava ir além. E, na base do abafa, foi. Aos 9, após um despretensioso cruzamento na área, Matheus cabeceou desequilibrado para o gol e acabou encobrindo Gabriel, que apenas observou a bola caprichosamente entrar pela forquilha e morrer no fundo das redes.


No embalo de sua fiel torcida, que percorreu os quase 50 quilômetros entre o Roçado e o Santinho, o Americano passou a acreditar no resultado e manteve a pressão. Aos 12, Léo engatou a quinta marcha pela esquerda e enfiou para Dheividi, que girou e bateu por cima. Fabrício Bi e Welinton também arriscaram de fora, mas sem sucesso.


O ímpeto ofensivo murchou aos 18, quando o Náutico jogou um balde – uma caçamba, na verdade -, de água fria nos visitantes e achou o golzinho de empate. Em falta pela esquerda, quase na linha lateral, Jan levantou na área, a bola passou por todo mundo e ainda quicou antes de pegar Jé de surpresa e ir no ângulo.


Agora, faltando cerca de meia-hora, o Americano havia voltado à estaca zero, precisando novamente de três gols para levar a disputa para os pênaltis. Satisfeito com o placar agregado construído, o Náutico ficou mais limitado à defesa, buscando anular a velocidade de Bi e Welinton e a presença ofensiva de Matheus e Dheividi. O último, aos 30 minutos, ainda conseguiu uma brecha para, após duas tentativas, perseverar e marcar o segundo para o Americano.


Por mais que insistisse – e, realmente, assustasse – os visitantes não voltaram a encontrar o caminho do gol e o tento anotado por Dheividi deu números finais à decisão. Após o apito final de Jeferson Rodrigues de Carvalho, a festa tomou conta do gramado e até a torcida organizada desceu do seu barranco para comemorar com o time.



Mais fotos dos 90 minutos de bola rolando
Depois de seis anos, o troféu da Copa Interligas finalmente voltou para o Santinho. Com ele, a vaga garantida no Estadual de Amadores. Pela segunda vez na sua história, o Náutico desbravará Santa Catarina. O destino, dessa vez, é Joinville, onde a equipe estreia já contra os anfitriões do América, no feriado de finados.






O Cancheiro, como já antecipado diversas vezes por aqui, marcará presença na Manchester Catarinense com uma cobertura completa do Estadual. Até lá, vai ter material especial com todas as informações dos cinco clubes participantes.
Curta nossa página no Facebook e fique ligado!
Aquele abraço!