À la Grêmio: Ringuelet domina o La Plata e pula para a ponta da Liga Platense B

Buenas!

Mais um sábado chegou e, assim como nos anteriores, lá foi O Cancheiro para mais uma jornada liguista por terras platenses. O destino foi a zona noroeste da cidade das diagonais, onde fica localizado o Estádio Gobernador Mercante, casa do La Plata Fútbol Club, que recebeu, ainda que com mando do adversário, o Centro de Fomento Ringuelet.

Ringuelet x La Plata23
Centro de Fomento Ringuelet. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Ringuelet x La Plata22
La Plata Fútbol Club. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Ringuelet x La Plata24
O árbitro Fernando Cecatto dirigiu o duelo. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O La Plata FC foi o representante da Liga Amateur Platense que más lejos chegou nos torneios a nível nacional. Logo após ser fundado e ainda sem cancha própria, o clube foi convidado para ser o representante da capital bonaerense no Torneo Argentino B de 2004, então última divisão para os clubes provenientes de ligas. Fazendo as vezes de local no imponente Estádio Único de La Plata, o Tigre logo mostrou suas garras e conquistou o acesso ao Argentino A, a um passo do Nacional B e do tão almejado sonho de se infiltrar entre Lobos e Leones e se tornar a terceira força platense.

Ringuelet x La Plata27
O Estádio Gobernador Mercante, a casa do simpático Tigre Dente-de-Sabre, é mais conhecida como La Cantera, por ter sido construído justamente sobre uma antiga pedreira. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Ringuelet x La Plata21
Em suas incursões nacionais, porém, o La Plata recebia seus adversários no vizinho imponente Estádio Ciudad de La Plata, inaugurado em 2003 e atual casa do Estudiantes. Das arquibancadas da Cantera também é possível avistar boa parte da cidade das diagonais, com destaque para a ainda mais imponente Catedral de La Plata, a igreja mais alta da Argentina e uma das maiores do mundo no estilo neogótico. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Todo esse processo meteórico foi envolto em muitas críticas e suspeitas de envolvimento direto da prefeitura de La Plata com o clube. Isso ficou ainda mais evidente quando as lideranças de então deixaram o governo municipal e o time foi ladeira abaixo – na mesma proporção que subiu -, passando a ser apenas mais um clube de bairro e militando até os dias de hoje entre as duas divisões da LAP. Na última temporada, a equipe não resistiu e caiu à segunda divisão.

Ringuelet x La Plata28
A casa é do La Plata, mas quem jogou “em casa” foi o Ringuelet, que vem usando a Cantera em seus jogos como local na Liga. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Depois de perder seus cinco primeiros duelos e só conhecer a vitória na última rodada, contra o San Martín de Los Hornos, coube ao La Plata receber o Ringuelet nessa oitava rodada, com o mando, curiosamente, pertencente aos visitantes, que não possuem cancha própria. Buscando retornar à elite, depois de uma única e rápida passagem em 2016 – quando foi rebaixada após perder a promoción para o próprio La Plata -, a equipe tricolor, vem fazendo uma campanha regular e precisa dos três pontos para, somados a um revés do puntero Íris, chegar à ponta da B.

Ringuelet x La Plata52
A camisa do Ringuelet é claramente inspirada na do Grêmio, fato confirmado pelo técnico da equipe. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O recente triunfo aparentemente deu um ânimo a mais para o Tigre, visto que, apesar da notória diferença técnica, conseguiu jogar de igual para igual com o Tricolor porto-alegrense platense na primeira etapa. Foi o Ringuelet que tomou a iniciativa, com chegadas perigosas de Matías Sica e Martín Clua. Quem chegou mais perto de tirar o zero do placar, entretanto, foi o La Plata, após cobrança fechada de corner do camisa 10 Lautaro Grisotto, espalmada quase dentro da meta pelo arqueiro rival, que, caído, viu Federico Palancia cabecear o rebote por cima do travessão.

Ringuelet x La Plata25
A etapa inicial foi parelha, com bastante disputa no meio da cancha. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Depois de uma primeira parte totalmente equilibrada, com as equipes alternando momentos de superioridade, os 45 minutos finais tiveram um panorama completamente oposto. O Ringuelet retornou dos vestiários com uma postura mais ofensiva e disposto a deixar a Cantera com a vitória. Aos 13, foi enfim aberta a porteira: Martín Clua desviou uma cobrança de falta na pequena área e matou o arqueiro rival. Menos de cinco minutos depois, o triunfo tomou forma com o tento do recém ingressado Facundo Colli, que apareceu no segundo pau para completar uma cobrança rasteira de escanteio de Jonathan Linias.

Ringuelet x La Plata29
Clua chegou ao seu terceiro gol no certame e abriu caminho para a vitória tricolor. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Com o placar imposto, o equipe mandante-visitante diminuiu um pouco o ritmo e tratou de segurar a vantagem, impondo seu futebol com tranquilidade. De forma tímida, o La Plata tentava reagir, mas sempre através de bolas aéreas ou chutes de longa distância nada efetivos. Quando tentou chegar através do talento individual, Vargas driblou meio time do Ringuelet antes de protagonizar um lance bisonho ao se enrolar completamente com a bola e ir ao chão, para o delírio da torcida tricolor.

Ringuelet x La Plata30
Apesar do sol ter caído mais cedo que o habitual, o frio não chegou com a mesma intensidade do sábado passado, no duelo entre Alumni e Iris. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)
Ringuelet x La Plata31
O La Plata insistiu no jogo aéreo, mas a bola batia e voltava. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

Para piorar a situação, os donos da casa assistiram o Tricolor tocar a bola de forma envolvente durante mais de um minuto, até chegar em Colli, que cortou dois marcadores, e rolou para Roberto Russo só ter o trabalho de empurrar para o fundo das redes.

Ringuelet x La Plata20
O 3 a 0 selou a vitória e a liderança provisória dos ringueletenses. (Foto: Lucas Gabriel Cardoso)

O contundente triunfo alçou a representação de Ringuelet ao primeiro posto do Apertura, com 19 pontos. Assim como o clube que inspira seu uniforme, segundo melhor visitante do Brasileirão, o Tricolor vem invicto fora de casa e somou mais uma vitória à campanha, já que, na prática, jogou como visita nessa rodada.

Lá na outra ponta, o La Plata seguiu com seus três pontinhos e a penúltima posição. Com um jogo a menos, o Tigre cumpre o duelo contra o Argentino Juvenil, adiado da quarta rodada, no próximo sábado. O Ringuelet, que ainda pode ser ultrapassado pelo Fomento Los Hornos, também com um jogo a menos, só volta a campo no dia 20, quando visita o Tricolores.

Mais imagens do cotejo

Faltando apenas cinco rodadas, o Apertura vai chegando à reta final com três times na briga direta pela ponta (Ringuelet, Fomento e Iris) e um grande pelotão logo atrás (Tricolores, Alumni, Las Malvinas e Independiente de Abasto), almejando o título e o acesso antecipado à primeira divisão do ano que vem.

O Cancheiro retorna às canchas da Liga Amateur Platense no próximo sábado, na já citada quarta rodada adiada. Ao que tudo indica, o confronto entre Independiente de Abasto e Fomento Los Hornos, dois dos postulantes ao acesso, será a pedida – isso logo após a tão esperada estreia da Argentina na Copa do Mundo.

¡Hasta pronto!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s